Porto Alegre, quarta, 27 de novembro de 2024
img

Resultado de prévias do PSDB deve influir no tamanho do centro político; O Estado de São Paulo

Detalhes Notícia
Escolha do pré-candidato tucano à Presidência terá reflexo na articulação para a formação da terceira via; Doria e Leite são favoritos em disputa que expôs racha na sigla. As prévias do PSDB são disputadas pelos governadores João Doria (SP) e Eduardo Leite (RS), e pelo ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio; na foto, os candidatos participam de debate promovido pelo 'Estadão', em São Paulo. Foto: Felipe Rau/Estadão - 12/11/2021

O PSDB escolhe hoje seu pré-candidato à Presidência da República em uma definição que terá reflexos nas articulações para a consolidação de uma terceira via na disputa de 2022. O resultado das prévias do partido, nas quais disputam efetivamente os governadores João Doria (SP) e Eduardo Leite (RS), deverá influenciar no processo de concentração ou expansão de outras pré-candidaturas colocadas no chamado centro político.

Após dois meses de campanha oficial, os concorrentes tucanos – incluindo Arthur Virgílio (AM), ex-senador e ex-prefeito de Manaus – ainda são vistos com ceticismo pelos partidos e lideranças que buscam alternativas eleitorais à polarização entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), líder das pesquisas de intenção de voto, e o atual presidente Jair Bolsonaro. Tanto Doria quanto Leite afirmam que estão abertos a uma aliança que não tenha necessariamente o candidato tucano como cabeça de chapa, mas o primeiro passo concreto nesse sentido vai ocorrer nos dias seguintes à divulgação do resultado. O vencedor das prévias deve fazer gestos no sentido de união das forças de centro.

 

Leia mais em O Estado de São Paulo