Porto Alegre, sábado, 27 de abril de 2024
img

Uruguai aposta em isenção de taxas e novos roteiros para atrair turistas; O Estado de São Paulo

Detalhes Notícia
Benefícios como isenção de IVA até redução no preço da gasolina, país recebe visitantes de braços abertos, mas sem abrir mão da precaução sanitária. No balneário vizinho a Punta Del Este, fica uma das construções mais emblemáticas do Uruguai, a Casapueblo Foto: Anelise Zanoni/Travelterapia

Desde o início do mês, o sol está brilhando mais forte no Uruguai. Um dos destinos mais charmosos da América do Sul, o pequeno país que faz fronteira com o Brasil abriu as portas aos estrangeiros, coleciona novidades e promete trazer de volta uma grande temporada de verão. A reabertura de hotéis e cassinos, além de novos restaurantes e atrações (principalmente para o mercado de luxo) estão no foco da retomada após quase dois anos de isolamento.

Nessa reestreia do país nos planos de viagem dos brasileiros – principalmente para quem vai ver de perto a final da Copa Libertadores da América entre Flamengo e Palmeiras, neste sábado (27) – é importante se programar. Afinal, para driblar a quarentena obrigatória, o destino exige exame PCR-RT negativado e realizado até 72 horas antes da viagem, vacinação completa e carta juramentada, entregue até 48 horas antes da chegada.

Organizar a viagem e adequar-se às exigências vale a pena, pois o Uruguai iniciou uma grande campanha para atrair turistas. Os benefícios para estrangeiros retomaram e há isenção de impostos: não se paga IVA em hotéis. Além disso, há devolução do mesmo imposto em restaurantes e locadoras de veículos e tax free em lojas que adotam o sistema. Para quem viaja de carro, há redução do 24% do valor da gasolina nas cidades fronteiriças do Uruguai – um belo convite para visitar o destino.

Leia mais em O Estado de São Paulo