Porto Alegre, terça, 24 de maio de 2022
img

Estudantes do Sesi vencem olimpíada de matemática. Alunos da Escola Sesi de Gravataí receberam medalhas de ouro e bronze

Detalhes Notícia

 

 

Os alunos Ariel Maciel Biaggi (3º ano), Gustavo dos Santos Mendes (3º ano), Isabel Scaratti Quaresma (1º ano), Luis Gabriel da Silva Gomes (3º ano), Mariana Gonçalves de Gonçalves (1º ano) e Nicolas de Oliveira Correa (3º ano) receberam medalha de ouro na etapa nacional da Olimpíada Internacional de Matemática Sem Fronteira (MSF) realizada este mês. Ana Carolina de Vargas Silveira (1º ano), Bruno dos Santos Ilha (1º ano), Gabriela Justo Scherer da Silva (3º ano) Guilherme dos Santos Mendes (3º ano), Isadora Urio Fernandes (1º ano) e João Vitor Miglioranci Vieira (1º ano) conquistaram a medalha de bronze. A prova é realizada em grupo, e foi aplicada em 17 de setembro na escola. Os alunos podem utilizar materiais de pesquisa como réguas, rascunhos, calculadoras, fita métrica, com exceção de meios eletrônicos. A boa colocação na competição garante a credencial para a etapa internacional.

A professora de Matemática, Guiomar Souza, explica que a prova é importante para que os estudantes trabalhem habilidades cognitivas e socioemocionais, pois como precisam trabalhar em equipe, com um tempo de uma hora e 30min para resolver as questões, sem auxílio do professor precisam ser organizados e proativos. A professora relata que a conquista mostra a metodologia do Sesi na prática, dos princípios curriculares da Interdisciplinaridade, contextualização, trabalho coletivo e competência com o conteúdo. “Também abre uma janela e amplia a visão de mundo para os demais estudantes da escola, que ainda não despertaram para essas competições”, destaca Guiomar.


Astronomia e Ciências

Ariel Biaggi também foi medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica e na Olimpíada Nacional de Ciências. Georgia Américo de Lima, do 1º ano, recebeu medalha de prata na Olimpíada de Astronomia e Gustavo dos Santos Mendes,do 3º ano, ficou com o bronze na Olimpíada de Ciências.

Reconhecida pelo MEC em 2015 como instituição inovadora, a Escola Sesi de Ensino Médio atua em turno integral, com atividades desenvolvidas em salas ambiente e articuladas ao trabalho interdisciplinar das áreas de conhecimento. A participação e o reconhecimento de projetos em mostras científicas e competições são uma realidade para os alunos das Escolas Sesi. Desde 2014, com início da primeira unidade, foram mais de 90 premiações em eventos científicos de abrangência nacional e internacional. As escolas estão com inscrições abertas ao processo de seleção para ingresso no primeiro ano, até o dia 3 de dezembro, presencialmente, ou pelo site www.sesirs.org.br. Localizadas em Gravataí, Montenegro, Sapucaia do Sul, São Leopoldo e Pelotas, as Escolas Sesi oferecem 520 vagas no total com uma proposta educacional que desenvolve competências à solução de problemas e ao mundo do trabalho.