Pessôa substitui o jornalista alemão Johannes Beck, que dirigia o serviço desde 2006. “Este departamento da DW é extremamente importante porque oferece informações equilibradas a cidadãos de países cujo exercício do jornalismo independente ainda é um imenso desafio e deteriorou-se muito nos últimos anos”, diz o novo responsável pela gestão da DW África em português.
Marcio Pessôa é formado em jornalismo pela Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Brasil. Nascido em Porto Alegre, começou a sua carreira jornalística na mesma cidade em 1997 na Rádio Guaíba. Nesta estação privada foi repórter investigativo. Também trabalhou durante vários anos na FM Cultura, uma emissora pública brasileira. O jornalista ganhou mais de 25 prémios com temas ligados ao meio ambiente e aos direitos humanos – entre os quais o que destacou o livro “Banguela”, uma reportagem que expõe os bastidores da gestão na segurança pública no sul do país.
De repórter e correspondente a editor
A sua trajetória na DW começou com uma estadia na DW, em 2005, através de uma bolsa da fundação alemã Heinz-Kühn-Stiftung. De volta ao Brasil, passa a ser correspondente local da DW Português para África. Em 2007, regressou à Alemanha para fazer parte da equipa dos jornalistas da DW África. O seu trabalho na DW inclui também uma passagem pela DW Brasil de 2015 a 2019.
Leia mais em Deutsche Welle