Porto Alegre, segunda, 25 de novembro de 2024
img

PT supera marca de 1,6 milhão de filiados, recorde na história do partido; Veja

Detalhes Notícia
Embalado pela volta de Lula ao protagonismo eleitoral, legenda ganha mais de 62 mil associados em um ano; maioria das siglas perdeu simpatizantes. O ex-presidente Lula diante de apoiadores: PT em alta @lulaoficial/Twitter

 

 

Embalado pela recuperação dos direitos políticos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no início de 2021 e pelo seu favoritismo por ora à Presidência da República em 2022, o PT ganhou mais de 62 mil filiados em um ano — maior crescimento absoluto entre os partidos — e atingiu a marca de 1.607.225 membros registrados perante o Tribunal Superior Eleitoral, um recorde na história do partido, fundado em 1980.

O crescimento em termos percentuais, de 4%, foi o segundo maior entre as 33 siglas registradas no TSE — o maior aumento foi o do Unidade Popular, o caçula entres os partidos brasileiros, registrado na Justiça Eleitoral em dezembro de 2019. Avante (2%), Republicanos (1%) e PSOL (1%) foram as outras legendas que tiveram expansão no número de filiados — todas as demais registraram queda.

O PT é o segundo partido em número de filiados, atrás apenas do MDB, que tem 2.128.305 eleitores associados. Os números do TSE, entretanto, divergem do registrado internamente pelo PT, que contabiliza cerca de 2,3 milhões de pessoas aptas a participar das deliberações internas da legenda — para se candidatar em eleições, porém, é preciso estar filiado perante a Justiça Eleitoral.

Leia mais em Revista Veja