Porto Alegre, sexta, 26 de abril de 2024
img

Porto Alegre: Melo debate alternativas para a mobilidade com o prefeito de São Paulo

Detalhes Notícia
Prefeito foi recebido na sede do governo municipal nesta manhã. Bruno Bertuzzi/GP PMPA

 

 

Dando sequência à mobilização nacional por soluções à crise do transporte nas grandes cidades, o prefeito Sebastião Melo reuniu-se na manhã desta sexta-feira, 14, com o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes. Na sede do governo municipal paulista, os gestores discutiram alternativas de criação de receitas extratrarifárias para o transporte e uma fonte permanente de financiamento que inclua os entes estaduais e a União na coparticipação para subsidiar o serviço público.

Conforme Melo, o tema é, além da pandemia, um dos principais desafios das grandes cidades, com relação à qualidade do serviço prestado, o alto custo e à defasagem do sistema diante da nova dinâmica das metrópoles. “Como maior cidade da América Latina, é fundamental ter a capital paulista nesta mobilização pelo financiamento e também contribuindo com a experiência de um sistema amplo e complexo de transporte. É essencial que o governo federal e os governos estaduais entrem nesse processo. Subsidiar as isenções para quem tem mais de 65 anos é uma das possibilidades que ajudaria a recuperar o sistema”, defendeu Melo.

“Já estivemos juntos em Brasília e estamos unindo forças para poder construir junto ao governo federal um apoio às cidades para conter o avanço das tarifas. Focar no transporte é olhar para a qualidade do serviço e também para o meio ambiente”, afirmou Nunes.

Na segunda-feira, 17, Melo estará em Campinas para encontro com o prefeito local, Dário Saadi, às 15h. De manhã, às 11h, participa da reunião virtual da Frente Nacional de Prefeitos, que avançará na pauta da mobilidade e também sobre enfrentamento à pandemia e a PEC 13/2021, que aborda a aplicação constitucional de recursos próprios para a educação. O procurador-geral de Porto Alegre, Roberto Rocha, acompanha as agendas. Melo retorna à Porto Alegre na noite de segunda-feira.

Texto: Bruno Bertuzzi e Carolina Seeger
Edição: Fabiana Kloeckner