Cinco empresas manifestaram interesse de participar da consulta pública para o sistema de gestão de serviços da área de limpeza urbana. O road show para as apresentações do sistema de planejamento, gestão e governança de dados do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) ocorrem na quinta-feira, 3, e na sexta-feira, 4.
A consulta pública visando à elaboração de termo de referência para aquisição de sistema foi aberta no dia 17 de janeiro. O objetivo é modernizar e agilizar a aferição dos serviços, bem como dar transparência aos dados.
Inicialmente a ideia era que o sistema fosse desenvolvido pela Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação da Prefeitura de Porto Alegre (Procempa), mas, como não havia nenhum programa já elaborado que pudesse oferecer as soluções necessárias ao DMLU, o departamento decidiu buscar soluções já prontas no mercado para atendimento da demanda em menor tempo.
Para o diretor-geral do Departamento, Paulo Marques, a iniciativa irá qualificar a fiscalização dos serviços prestados: “A solução tecnológica a ser adquirida pretende levar o DMLU a um patamar de inovação e gestão, com auxílio de ferramentas digitais como aplicações mobile, georreferenciamento, portabilidade, tudo em tempo real”.
“Tudo que pode trazer mais agilidade, eficiência e transparência nos serviços prestados é importante, pois representa mais respeito aos contribuintes. Estamos dedicando muita energia em inovação para todas as pontas. Creio que podemos avançar muito com auxílio da tecnologia aliada a uma gestão comprometida e responsável”, esclarece o secretário municipal de Serviços Urbanos, Marcos Felipi.
O Sistema de Planejamento, Gestão e Governança de Dados e suas ferramentas digitais a serem implementadas buscarão uma modernização e agilidade nas fiscalizações que hoje ainda são feitas com pranchetas. A solução a ser contratada deverá possibilitar aferir os níveis de eficiência, qualidade e comparação entre o serviço planejado e o executado. Também apoiará a administração na tomada de decisões para o correto funcionamento do contrato de prestação de serviços, atualmente aos encargos de empresas terceirizadas.
Funcionalidades gerais que o sistema deverá ter:
• Funcionalidades básicas: possibilidade de criação de mapas, gráficos e tabelas, natureza, distribuição ao longo dos meses, do dia da semana, da faixa horária, das horas do dia;
• Geolocalização remota instantânea: permite a interoperabilidade com equipamentos GPS para visualização instantânea de coordenadas recebidas dos dispositivos móveis e identificação na área de visualização;
• Painel de indicadores (dashboard) com informações gerenciais em forma de gráficos (pizza, barra, linha e coluna), bem como tabelas de dados que permitem exibir indicadores e informações gerenciais. O painel permite a sua configuração em relação a quantos e quais indicadores serão exibidos;
• Integração entre as ferramentas de desenho, buffer, pesquisas, gráficos, mapas de kernel e mapas temáticos de forma que o resultado produzido em uma ferramenta possa ser utilizado como parâmetro de entrada espacial em qualquer outra ferramenta para delimitação de buscas;
• Relatórios analíticos;
• Servidor de serviços (backend) para recepção de informações de GPS em tempo real, com armazenamento e logs de recepção;
• Integração com base de dados.
• Controle de fluxo dos resíduos sólidos
O Sistema de Gestão de Serviços para a área de limpeza urbana compreenderá os seguintes serviços:
• Coletas;
• Varrição;
• Varrição Mecanizada;
• Capina de Meio Fio;
• Capina de Praças;
• Roçada;
• Pintura de Meio-fio;
• Serviços diversos;
• Ajudante de Caminhão (foco de lixo);
• Zeladoria de Sanitários Públicos;
• Lavagem de Logradouros.
Os documentos da consulta pública estão disponíveis no site da SMSUrb. Para acesso, clique aqui. Dúvidas podem ser endereçadas ao e-mail consultapublicaslu@dmlu.prefpoa.com.br.
Próximas etapas:
Road Show (apresentações): 03/02/2022 a 04/02/2022
Cases de outros municípios: 07/02/2022 a 14/02/2022
Consulta Pública: 15/02/2022
Texto: Adriana Machado
Edição: Gilmar Martins