Porto Alegre, segunda, 25 de novembro de 2024
img

Arquivos diplomáticos da França conservam cinco séculos de história do país e do mundo; RFI

Detalhes Notícia
Fragmentos de documentos conservados nos Arquivos Diplomáticos de La Courneuve, centro de documentação do Ministério das Relações Exteriores francês na região parisiense. © Florian Riva / RFI

Dois acervos da diplomacia francesa reúnem 1 milhão de documentos, 500 mil livros e 300 mil imagens sobre 500 anos da história do país e do mundo. Os Arquivos Diplomáticos do Ministério da Europa e das Relações Exteriores ficam em dois locais distintos, na periferia de Paris e na cidade de Nantes (oeste), mas ambos se complementam para oferecer aos visitantes um conjunto de informações de valor inestimável.

Abertos ao público, os Arquivos Diplomáticos franceses são uma ferramenta de trabalho para historiadores, cientistas políticos, diplomatas e pesquisadores de todas as áreas. Esses acervos ajudam a compreender as relações dos franceses com o mundo. Entre quilômetros de prateleiras e pastas, é possível retraçar a história do país desde a Idade Média até os dias de hoje, passando pelas expedições para outros continentes e a instalação de famílias francesas no Brasil.

As coleções de La Courneuve, subúrbio da região parisiense, são compostas por documentos da administração central do ministério. O moderno edifício, inaugurado em 2009, conserva milhares de memorandos, cartas, telegramas, certificados administrativos e jurídicos, diários oficiais e jornais de época e nada menos do que 25 mil tratados bilaterais ou multilaterais assinados pela França ao longo da história.

Leia mais em RFI