Porto Alegre, segunda, 25 de novembro de 2024
img

Fux dá recado a Bolsonaro e diz não haver mais espaço para ações contra democracia; Folha de São Paulo

Detalhes Notícia
Presidente do Supremo Tribunal Federal afirma que democracia não comporta 'nós contra eles'. Presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Luiz Fux - Rosinei Coutinho/SCO/STF

Em meio à crise de Jair Bolsonaro e o STF (Supremo Tribunal Federal), o presidente da corte, Luiz Fux, pediu tolerância em discurso nesta terça (1º) e disse que, em ano eleitoral, “não há mais espaços para ações contra o regime democrático e para violência contra as instituições públicas”.

A fala de Fux, com diversas referências às eleições, abriu a sessão que inicia os trabalhos regulares do Judiciário em 2022.

Em dezembro, ao falar na sessão de encerramento dos trabalhos, Fux já havia dado recados, referindo-se a 2021 como o ano em que a corte sofreu ameaças reais e retóricas e viveu momentos “tormentosos”, mas respondeu à altura e está pronta para “agir e reagir”.

Nesta terça-feira, Fux afirmou que, neste ano, “os debates acalorados nesses momentos são comportamentos esperados em um ambiente deliberativo marcado pela pluralidade de visões”.

Leia mais na Folha de São Paulo