Porto Alegre, terça, 26 de novembro de 2024
img

FEMAMA ilumina o Cristo Redentor para chamar a atenção sobre cuidados mais justos para pacientes com câncer

Detalhes Notícia
Dia Mundial do Câncer é celebrado no dia 4 de fevereiro. Heusi Action

Para celebrar o Dia Mundial do Câncer, no próximo 4 de fevereiro, a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (FEMAMA) vai iluminar o monumento ao Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, com as cores da campanha, azul escuro e laranja. A iluminação será realizada nessa quinta e sexta-feira, 3 e 4 de fevereiro, das 19h às 21h.

A FEMAMA se uniu à iniciativa global liderada pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) e que, no Brasil, é apoiada e disseminada pela entidade. Este ano, o tema é “Por Cuidados Mais Justos” e tem por objetivo aumentar a conscientização mundial, melhorar a educação e catalisar ações pessoais, coletivas e governamentais.

“Com essa iniciativa, queremos propor um mundo onde milhões de mortes evitáveis por câncer sejam poupadas pelo acesso rápido ao diagnóstico e tratamento adequado.
Melhores cuidados ao paciente com câncer podem salvar vidas. Acesso equitativo para todos – não importa quem você é ou onde você mora”, explica a Dra. Maira Caleffi,
presidente voluntária da FEMAMA e Chefe do Serviço de Mastologia do Hospital Moinhos de Vento em Porto Alegre.

Em 2022, a Femama criou o hotsite https://diamundialdocancer.femama.org.br/2022/ totalmente em português para concentrar todas as ações da campanha. Lá é possível conhecer todas as formas de se engajar com a campanha global, inclusive nas mídias sociais. A #RedeFEMAMA – rede de mais de 70 ONGs associadas à FEMAMA em todas as regiões do Brasil, em mais de 20 estados – também costuma organizar atividades locais e iluminação de pontos de referência em alusão à data.

SOBRE A FEMAMA

A Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama é uma organização sem fins econômicos que trabalha para reduzir os índices de mortalidade por câncer de mama em todo o Brasil, lutando por mais acesso a diagnóstico e tratamento ágeis e adequados. Com foco em advocacy, a instituição busca influenciar a formação de políticas públicas para defender direitos de pacientes, ao lado de mais de 70 ONGs de apoio a pacientes associadas em todo o país. Conheça o trabalho da FEMAMA: femama.org.br.