Porto Alegre ocupa o primeiro lugar no Ranking de Abertura de Empresas divulgado pela Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul (Jucis RS). Os dados indicam os dez municípios gaúchos com maior constituição de empresas em janeiro, incluindo a categoria Microempreendedor Individual (MEI). Foram 2.984 novos negócios que abriram as portas no primeiro mês do ano na Capital.
Segundo relatório da Sala do Empreendedor, setor responsável pela emissão de alvarás da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET), a atividade mais licenciada foi escritório administrativo, com 1.063 alvarás emitidos. Serviços de apoio as empresas (CNAE- 8211-3/00), vestuário, bares, cafés, lancherias, restaurantes e pizzaria sem forno à lenha, e consultório médico aparecem na sequência.
“Estamos trabalhando diariamente para tornar a Porto Alegre uma cidade cada vez mais amiga do empreendedor. Regulamentamos a Lei da Liberdade Econômica e recentemente ingressamos no Tudo Fácil Empresas, programa da Junta Comercial que permite a abertura de empresas de forma digital e em até 10 minutos”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rodrigo Lorenzoni.
As primeiras colocadas no RS e o número de abertura de empresas (dados de janeiro de 2022)
Porto Alegre – 2984
Caxias do Sul – 1056
Canoas – 767
Pelotas – 635
Novo Hamburgo – 545
Gravataí – 516
Santa Maria – 471
Passo Fundo – 460
São Leopoldo – 438
Viamão – 432
Texto: Thaísa Rossa
Edição: Lucas Barroso