Porto Alegre, quinta, 28 de novembro de 2024
img

Se eleito, Lula deve optar por perfil político na pasta da Economia para facilitar ‘revogaço’; O Estado de São Paulo

Detalhes Notícia
Pré-campanha petista quer nome com bom trânsito no Congresso para eliminar teto de gastos e revisar reforma trabalhista. Lula fala em debate sobre educação na Fundação Perseu Abramo. Foto: Ricardo Stuckert

A cúpula do PT procura um nome com perfil político para ocupar o Ministério da Economia em um eventual governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A ideia é buscar alguém que tenha bom trânsito no Congresso, para facilitar as mudanças que Lula pretende fazer caso seja eleito, como eliminar o teto de gastos públicos e revisar a reforma trabalhista aprovada no governo de Michel Temer (MDB).

O desmembramento do Ministério da Economia também faz parte de planos em estudo pela coordenação da pré-campanha petista. Uma das propostas prevê recriar pastas que hoje estão sob o guarda-chuva do superministério comandado por Paulo Guedes, como Planejamento, Indústria e Comércio Exterior.

Quando ocupou o Palácio do Planalto, Lula tinha ingerência sobre a política econômica e ampliou o número de cadeiras na Esplanada para acomodar os aliados. Se voltar ao poder, o ex-presidente pretende ser responsável pela condução da economia. “Eu não terei nenhum porta voz”, diz.

Leia  mais em O Estado de São Paulo