Porto Alegre, quinta, 28 de novembro de 2024
img

Dia Internacional de Combate ao Câncer Infantil: incentivar o diagnóstico precoce faz toda a diferença

Detalhes Notícia

Em 15 de fevereiro é celebrado o Dia Internacional de Combate ao Câncer Infantil, data criada pela Childhood Cancer International (CCI) como forma de incentivar que o mundo todo faça parte de um movimento de conscientização e de apoio à crianças, adolescentes e famílias impactadas pelo câncer. Grande parte dessa conversa é voltada para a importância de iniciar o tratamento o quanto antes, para aumentar as chances de cura dos pacientes. Para incentivar que isso se torne cada vez mais frequente, parte da quantia arrecadada pelo McDia Feliz é direcionada pelo Instituto Ronald McDonald ao Programa Diagnóstico Precoce do Câncer Infantojuvenil, que capacita profissionais e estudantes de saúde a identificarem os primeiros sintomas da doença.

Em 14 anos de programa, mais de 27 mil profissionais e estudantes já foram capacitados, impactando mais de 10 milhões de crianças e adolescentes em todo o Brasil. Desde 2020, o Programa também conta com uma metodologia em um formato totalmente digital. Com os fundos arrecadados em 2021 pelo McDia Feliz, 14 iniciativas apoiadas pelo programa Diagnóstico Precoce foram beneficiadas. Espalhadas por 10 estados, elas estão entre os 66 projetos impactados pela parceria do Instituto Ronald McDonald com o McDonald’s em todo o país.

“Identificar precocemente o câncer infantojuvenil é determinante para que o tratamento tenha mais chances de apresentar resultados positivos. Os sinais e sintomas do câncer na infância muitas vezes se confundem com os de outras doenças da infância e por isso é importante que os pais fiquem sempre alertas. O câncer hoje é uma das doenças que mais mata na faixa etária entre 1 e 19 anos”, destaca o Superintendente Institucional do Instituto Ronald McDonald, Francisco Neves.

A prevenção e o diagnóstico precoce são prioridades para o Instituto do Câncer Infantil (ICI), com sede no Rio Grande do Sul que tem uma campanha intitulada “Repare no Detalhe”, os detalhes podem mudar uma história. Identificar precocemente o câncer infantojuvenil é determinante para que o tratamento tenha mais chances de apresentar resultados positivos. Por isso o ICI investe em campanhas de diagnóstico precoce com palestras, orientação e dicas para os pais.

Muitas vezes os sintomas ficam escondidos, mas prestando atenção em detalhes como: cansaço e palidez, dores de cabeça e vômitos, perda significativa de peso, dor generalizada sem causa aparente, febre prolongada, dores no corpo, sangramento do nariz ou gengiva, manchas rochas na pele ou sangramento, aumento de tamanho de barriga, dores nos ossos, diminuição da visão ou perda de equilíbrio e reflexos brancos nas pupilas, é possível detectar a doenças na fase inicial.

Além disso o ICI distribui em campanhas nas escolas, uma cartilha com orientação sobre como entender o câncer infantil. A cartilha também está no site da instituição, pelo link: http://static.ici.ong/docs/Cartilha_Entendendo_o_Cancer_Infantojuvenil.pdf

Campanha promove saúde e qualidade de vida a crianças e adolescentes com câncer

O McDia Feliz é a maior ação social da Arcos Dorados, operadora da marca McDonald’s em 20 países da América Latina e Caribe, e é uma das principais iniciativas para arrecadação de fundos em prol de causas infantojuvenis no país. Todos os anos, a venda dos sanduíches Big Mac, no dia do evento, é destinada para várias instituições no Brasil. Em 2021, a campanha arrecadou R$ 22.5 milhões, que foram destinados à atuação em oncologia pediátrica do Instituto Ronald McDonald, além de projetos educacionais conduzidos pelo Instituto Ayrton Senna em diversas regiões do país. Desde 1988, cerca de R$ 350 milhões já foram arrecadados.

“Há mais de 30 anos, nos unimos à solidariedade da população para impactar positivamente milhares de crianças e jovens brasileiros. Essa união é a chave que mantém o McDia Feliz relevante até hoje, como forma de continuar utilizando a força de nossa marca para propagar o bem nas comunidades onde estamos presentes”, destaca Mariana Scalzo, Diretora de Comunicação Corporativa da Arcos Dorados no Brasil.

A parceria de longa data com o Instituto Ronald McDonald é o que transforma em realidade o espírito solidário que embala o McDia Feliz todos os anos. Com diversas frentes de trabalho, o IRM trabalha para reduzir a desigualdade nas chances de cura ao apoiar famílias de baixa renda por meio de diversos programas e projetos, como as sete unidades do Programa Casa Ronald McDonald, os Espaços da Família Ronald McDonald e o Programa Diagnóstico Precoce. “Além de propiciar saúde e qualidade de vida para crianças e jovens, trabalhamos diariamente com foco em aumentar as chances de cura do câncer infantojuvenil aos mesmos patamares dos países com alto Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que podem chegar a 80% de chances de cura”, explica Francisco Neves, superintendente institucional do Instituto Ronald McDonald. Para saber mais sobre o Programa Diagnóstico Precoce do Instituto, clique aqui.