Após o presidente russo Vladimir Putin anunciar nesta segunda-feira (21) o reconhecimento das regiões separatistas pró-russas no leste da Ucrânia, os EUA anunciaram sanções contra as regiões de Donetsk e Lugansk, e alertaram que estão prontos para adotar outras medidas, caso seja necessário. O presidente francês, Emmanuel Macron, pediu que a União Europeia adote sanções contra a Rússia.
O presidente americano, Joe Biden, “proibirá novos investimentos, comércio e financiamento de pessoas dos EUA nessas regiões da Ucrânia”, disse a secretária de imprensa da Casa Branca, Jen Psaki. Ela acrescentou que medidas mais amplas estão prontas para serem aplicadas “caso a Rússia invada ainda mais a Ucrânia”.
O presidente francês, Emmanuel Macron, e o chanceler alemão, Olaf Scholz, conversaram agora à noite por telefone com Biden sobre a crise entre os governos russo e ucraniano. A Rússia mantém milhares de soldados nas fronteiras com o país e a invasão seria iminente, segundo a Casa Branca. Após o pronunciamento de Putin e as acusações contra a Otan e a Ucrânia, a crise dos últimos dias parece ter chegado a seu momento mais crítico nesta segunda-feira.
Leia mais em RFI