Porto Alegre, segunda, 25 de novembro de 2024
img

Clã Tatto amplia prestígio no PT e acumula patrimônio de R$ 25 milhões em imóveis; O Estado de São Paulo

Detalhes Notícia
Família de políticos petistas com forte influência em bairros pobres da zona sul de SP terá papel importante nas candidaturas de Lula e Haddad. Comunidade ‘Cantinho do Céu’, na Capela do Socorro, na região sul de São Paulo; bairro é considerado principal reduto da família Tatto Foto: Tiago Queiroz/Estadão

 

 

Filhos de pequenos agricultores do Rio Grande do Sul, os irmãos Tatto ramificaram, ao longo de quatro décadas, a presença na política e acumularam um patrimônio imobiliário avaliado em pelo menos R$ 25 milhões. Com influência concentrada em um cinturão de bairros pobres na região sul da capital paulista, apelidado de “Tattolândia”, o clã petista terá papel importante nas candidaturas do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Planalto e, especialmente, do ex-prefeito Fernando Haddad, que tenta se firmar como nome do partido na corrida estadual.

Os irmãos Tatto tratam o projeto político do clã como algo “coletivo”. O secretário nacional do PT, Jilmar Tatto, vai tentar uma vaga de deputado federal; outros dois irmãos, Enio e Nilto, buscam a reeleição, respectivamente, na Assembleia Legislativa de São Paulo e na Câmara dos Deputados. Se forem eleitos, a família terá cinco representantes em todas as esferas do Legislativo, já que Arselino e Jair cumprem mandato na Câmara Municipal paulistana.

Leia mais em O Estado de São Paulo