Porto Alegre, terça, 26 de novembro de 2024
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Porto Alegre: Prefeitura qualifica sistema e agiliza atendimento em seus serviços de saúde

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Novo sistema garante mais informações e mais agilidade nos atendimentos. Alex Rocha/PMPA

A Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria de Saúde e Procempa, realizou qualificações tecnológicas de sistemas para agilizar atendimentos à população no Hospital de Pronto Socorro (HPS), Hospital Presidente Vargas e prontos atendimentos da Capital.

O Executivo Municipal solicitou as melhorias e a Procempa desenvolveu duas funcionalidades: as etiquetas de identificação dos pacientes e o registro de alertas de cuidados. O objetivo é agregar agilidade ao atendimento nas emergências. A partir disso, as instituições passaram a imprimir etiquetas com os dados de identificação, automatizando um processo manual de transcrição das informações.

O sistema é simplificador para o funcionário da saúde, que agora tem todas as informações necessárias registradas em códigos. A solicitação de exames e procedimentos necessários também são feitas através da etiqueta, modernizando o atendimento nos pontos emergenciais.

Outra atualização na saúde em Porto Alegre são os alertas que ficam relacionados ao prontuário eletrônico do paciente. Estes alertas são registrados pelos profissionais dedicados à assistência e passam a garantir maior segurança durante o atendimento atual e futuro. Os alertas são divididos em três categorias: alergias, risco de queda e precaução.

Para a analista da Procempa responsável pelo sistema denominado SIHO, Rosmaria Zambon Braga, o alinhamento com as demandas da saúde é fundamental. “Estamos sempre atentos a implementação de soluções que possam agilizar e qualificar o atendimento ao cidadão”, destacou.

O diretor do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV), Cincinato Fernandes Neto, destaca como esse sistema contribui para a segurança do paciente. “São funcionalidades extremamente importantes e que estão em consonância com o que preconiza o Programa Nacional de Segurança do Paciente, seguindo metas internacionais como identificar o paciente corretamente, melhorar a eficácia da comunicação e a segurança dos medicamentos de alta vigilância, e reduzir o risco de infecções e de danos aos pacientes”, afirma.

A Procempa realizou o desenvolvimento das duas funcionalidades e acompanha periodicamente o progresso de ambos. As etiquetas e os alertas, já estão implementados em locais como HPS, HMIPV e nos pronto atendimentos municipais.

Texto: Ingrid Fraga
Edição: Lucas Barroso