Porto Alegre, quinta, 28 de novembro de 2024
img

Eduardo Bolsonaro mobiliza Legislativos nos Estados para facilitar porte de armas; O Estado de São Paulo

Detalhes Notícia
Deputado age para aprovar nas assembleias leis que reconheçam caçadores, atiradores e colecionadores como ‘atividade de risco’, o que pode flexibilizar os critérios da PF; procurado, o parlamentar não respondeu à reportagem. Presidente da Pró-Armas afirma que o apoio do deputado Eduardo Bolsonaro tem sido fundamental Foto: Adriano Machado/Reuters

Com dificuldade para fazer avançar no Congresso projeto que beneficia caçadores, atiradores e colecionadores, os chamados CACs, o deputado Eduardo Bolsonaro (União Brasil-SP) articula um movimento com aliados nas assembleias estaduais para dar porte de arma irrestrito aos integrantes dessa classe. O plano é aprovar regionalmente leis que buscam esvaziar a atuação de delegados da Polícia Federal, responsáveis pela análise dos pedidos de porte.

Levantamento do Estadão identificou projetos com a mesma finalidade em 13 Estados e no Distrito Federal, apresentados até o início de fevereiro. Em pelo menos dois deles (DF e Rondônia), já foram aprovados. Os textos, fomentados pelo filho do presidente Jair Bolsonaro, são semelhantes. Dois autores admitiram à reportagem que o projeto teve participação de lobistas pró-armas.

Leia mais em O Estado de São Paulo