Porto Alegre, quinta, 28 de novembro de 2024
img

Porto Alegre: Hospital Vila Nova inicia a primeira turma de residência médica

Detalhes Notícia
Reprodução

Na tarde desta quarta-feira (2), a direção da Associação Hospitalar Vila Nova (AHVN) recebeu os primeiros médicos que participarão do programa de Residência Médica no Hospital Vila Nova. Ao todo, dez médicos passarão pela capacitação, sendo quatro na especialidade de Medicina Interna, quatro em Cirurgia Geral e dois em Medicina Intensiva. Os profissionais completarão a formação prática no Vila Nova e passarão pelo Hospital da Restinga e Extremo Sul (HRES), também localizado em Porto Alegre.

Para o presidente da Associação Hospitalar Vila Nova, Dirceu Beltrame DalMolin, a iniciativa é a realização de um grande sonho: “o de poder contribuir na qualificação do profissional médico que, que além de toda a técnica, poderá proporcionar a humanização da medicina. “Com isso, estaremos fortalecendo o Sistema Único de Saúde (SUS) e o atendimento para a sociedade em geral”, frisou DalMolin.

Esta é a primeira turma de residência da AHVN, que conta com cerca de 600 leitos de internação hospitalar, proporcionando ao residente uma vivência em uma estrutura com grande padrão de qualidade exclusivamente ao usuário do SUS. Os preceptores médicos que atuarão para formação dos residentes serão Eduardo Dipp de Barros, responsável pela residência em cirurgia; José Fernando Pires, responsável pela residência em Medicina Intensiva; e Cleuber Gea Martins Filho, responsável pela residência em Medicina Interna.

O projeto teve início em 2021 e contou com todo o conhecimento e auxílio do professor Dr. Geraldo Pereira Jotz, pró-reitor de Inovação e Relações Institucionais da UFRGS.