A Exposição Margaridas, retrata mulheres que foram vítimas de violência. O evento é uma realização do Legislativo da Capital (Câmara de Vereadores), através da Procuradoria Especial da Mulher, em parceria com a Polícia Civil do Rio Grande do Sul. A iniciativa é da procuradora especial da Mulher, vereadora Cláudia Araújo. Depois de ficar os 21 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, exposto na Câmara Municipal de Porto Alegre, ficará exposta na casa do parlamento gaúcho no mês da mulher, a pedido da Procuradora Especial da Mulher da Assembleia Legislativa, Deputada Franciane Bayer.
Os painéis, com imagens de mulheres que foram atendidas e acolhidas pela Polícia Civil, estão expostos no espaço Carlos Santos, na Assembleia Legislativa, no andar térreo. A visitação pública, seguindo os protocolos sanitários, vai até 11 de março, das 08h30 às 18 horas. A proposta da exposição é conscientizar as pessoas, especialmente as mulheres, a procurarem ajuda quando presenciarem ou sofrerem qualquer tipo de agressão. A expressão “Margaridas”, refere-se à Sala das Margaridas, como são chamados os espaços especializados de acolhimento às mulheres vítimas de violência, instalados nas Delegacias de Atendimento à Mulher.
Autoridades que estarão presentes: Deputada Franciane Bayer – Procuradora Especial da Mulher; Delegada Nadine Anflor – Chefe de Polícia Estadual e a vereadora Cláudia Araújo – Procuradora Especial da Mulher da Câmara de Vereadores de Porto Alegre.