Porto Alegre, terça, 26 de novembro de 2024
img

Rússia anuncia cessar-fogo temporário e Mariupol planeja retirada de civis na manhã de sábado; O Estado de São Paulo

Detalhes Notícia
Ministério da Defesa russo anunciou fim dos bombardeios em Mariupol e Volnovakha para a formação de 'corredores humanitários'. Pessoas em estação de trem em Kiev, Ucrânia; corredor humanitário vai permitir a chegada de água, alimentos e medicamentos e a retirada de civis Foto: Emilio Morenatti/AP Photo - 4/3/2022

O Ministério da Defesa da Rússia anunciou nas primeiras horas deste sábado, 5, um cessar-fogo temporário em duas áreas da Ucrânia para permitir a formação de um corredor humanitário, para chegada de água, alimentos e medicamentos, e retirada de civis das zonas de combate.

De acordo com um comunicado divulgado pelas autoridades russas, repercutidas pelas agências RIA Novosti e Tass, os militares russos concordaram com a criação das rotas para que os civis deixem o porto estratégico de Mariupol, no sudeste, e a cidade oriental de Volnovakha, a partir das 10h em Moscou (4h em Brasília). A janela de paz deve durar 5 horas.

O gabinete do presidente ucraniano, Volodmir Zelenski, disse em comunicado que com a interrupção dos combates deve ser possível começar a reconstruir a infraestrutura crítica da cidade para restaurar a luz, água e comunicações. A declaração não mencionou se as pessoas teriam passagem segura para sair.

Leia mais em O Estado de São Paulo