Porto Alegre, sábado, 21 de setembro de 2024
img

Corrida para dança das cadeiras nos partidos; Estado de Minas

Detalhes Notícia
Parlamentares têm menos de um mês para trocar de legenda e os ministros devem deixar cargos para disputar pleito deste ano. O presidente Bolsonaro vai fortalecer o partido levando aliados a se filiarem para concorrer a cargos no Congresso e nos estados (foto: Antonio Cruz/Agência Brasil)

Em menos de um mês, parte considerável do rumo das eleições já poderá ser observada. Isso porque em 1º de abril se encerra o prazo da janela partidária, período em que deputados realizam trocas partidárias sem acarretar na perda do mandato. Além disso, a legislação eleitoral determina que aqueles que pretendem disputar as eleições para outros cargos em 2022 devem deixar o cargo atual 6 meses antes do pleito – este ano, até 2 de abril.

A junção dessas duas mudanças vai provocar grandes movimentos políticos ao longo do mês de março. Quando o assunto é o PL, partido do presidente Jair Bolsonaro, o que muda é o crescimento da sigla: parlamentares estimam que o partido, que hoje conta com 46 parlamentares, possa chegar à margem de 70 deputados muito em breve. “Só do PSL sairão mais de 25. Eu garanto a você que seremos o maior partido brasileiro”, assegurou o deputado federal Bibo Nunes (PL-RS) ao Estado de Minas.

Leia mais em Estado de Minas