Porto Alegre, quarta, 27 de novembro de 2024
img

PT, PCdoB e PV se movimentam para lançar Manuela candidata ao Senado; Correio do Povo

Detalhes Notícia
Após decisão de formar federação partidária, siglas articulam nome da ex-deputada para chapa majoritária e projetam crescimento no Legislativo. Entendimento é de que na corrida ao Senado, Manuela reforça a candidatura do ex-presidente Lula à presidência além do escolhido do bloco para ser o candidato ao governo | Foto: AFP PHOTO / Evaristo Sá / CP

A partir da formação da federação partidária nacional entre PT, PCdoB e PV, lideranças das três siglas trabalham no RS para convencer a ex-deputada Manuela D’Ávila (PCdoB) a disputar o Senado. As tratativas ainda são descritas como informais, mas o movimento é forte dentro do PCdoB e no entorno da ex-deputada em particular.

O entendimento é de que, na corrida pelo Senado, Manuela reforça no Estado tanto a candidatura do ex-presidente Lula à presidência como a do escolhido do bloco para ser o candidato ao governo.

Além disto, nos cálculos feitos pelos articuladores das siglas, a corrida ao Senado no RS neste ano, para apenas uma vaga, tende a se apresentar bastante pulverizada, o que aumenta as chances de que um candidato que alcance entre 25% e 30% dos votos acabe vitorioso. Por outro lado, há a avaliação de que esta posição na chapa tem a vantagem de evitar uma eleição de dois turnos.

Leia mais no Correio do Povo