Porto Alegre, terça, 26 de novembro de 2024
img

Recital da Orquestra Jovem comemora 250 anos de Porto Alegre

Detalhes Notícia
Recital da Orquestra Jovem comemora 250 anos de Porto Alegre 20/03/2022 07:01 Divulgação / Orquestra Jovem do RS DESENVOLVIMENTO SOCIAL Evento será fechado para convidados da rede de assistência social. Divulgação / Orquestra Jovem do RS

 

 

Nesta quinta-feira, 24, às 19h, no Theatro São Pedro, a Orquestra Jovem RS realiza um recital que integra a programação dos 250 anos de Porto Alegre. O espetáculo terá a participação especial da cantora Isabela Fogaça. Uma iniciativa da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), o evento será fechado para convidados das instituições parceiras da Rede de Assistência Social e atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

A presidente da Fasc, Cátia Lara Martins, destaca o significado da iniciativa. “A música é uma ferramenta de inclusão social que transforma vidas, pessoas, comunidades. Para nós é uma grande celebração oferecermos a jovens atendidos e parceiros da rede o conhecimento desta oportunidade de mudança. Agrademos muito o apoio e parceria do Theatro São Pedro que abriu seu palco principal para este momento”, conclui.

Com regência do Maestro Telmo Jaconi, a orquestra interpretará obras de J.Strauss, Lupicinio Rodrigues, A. Hülsberg, F. Bicca Rocha, L.Beethoven, Kleiton e Keldir e José Fogaça.

A Orquestra – A Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul (OJRS) foi criada em 2009, seguindo uma tendência internacional de criação de Orquestras Jovens na América Latina, com foco na formação musical de excelência, e voltada prioritariamente para o atendimento de crianças e adolescentes de famílias de baixa renda e integrantes da rede escolar, dos 10 aos 24 anos. Os ensaios são realizados na Fundação Pão dos Pobres, parceira da Prefeitura de Porto Alegre em vários projetos sociais.

A orquestra é composta por violino, viola violoncelo, contrabaixo, percussão, trompa, trompete, trombone, tuba, flauta transversal, clarinete, oboé, fagote e piano. Atualmente, com formação de orquestra sinfônica, estão 110 crianças e jovens, organizados em três níveis: iniciantes, intermediários e os avançados. Os participantes ingressam através de edital público anual, devem estar matriculados e frequentando a escola pública.

Ao ingressarem na orquestra recebem o instrumento, uniforme e traje de apresentação, lanche, transporte e a formação no instrumento escolhido. E bolsa auxílio para os menores de 14 anos. Os maiores de 14 anos são beneficiados pela Lei da Aprendizagem, pois, em parceria com Fundação Pão dos Pobres implantamos o primeiro e único curso inscrito no Ministério do Trabalho de “Músico Instrumentista -Aprendizagem”.

Programa do dia 24 no Theatro São Pedro

Hino oficial de Porto Alegre

J.Strauss – Danúbio Azul

Lupicinio Rodrigues – Felicidade

A.Hülsberg – Danças Gaúchas

F. Bicca Rocha – Horizontes – Isabella Fogaça

Kleiton-Kledir – Deu pra ti – Isabella Fogaça

José Fogaça – Porto Alegre é demais – Isabella Fogaça

L.V. Beethoven – Final da sinfonia 5

Regente: Telmo Jaconi

Texto: Maria Emilia Portella
Edição: Gilmar Martins