Porto Alegre, segunda, 25 de novembro de 2024
img

Guerra acelera as remarcações de preço de alimentos nas prateleiras; O Estado de São Paulo

Detalhes Notícia
Alta de 1º a 12 de março beira 5% para farinha de trigo e macarrão e 6% para óleo de soja; disparada leva supermercados a renegociar com fornecedores. Supermercado no Rio; Os preços ao consumidor da farinha de trigo, do macarrão, dos biscoitos e até do óleo de soja tiveram forte alta no início do mês Foto: Wilton Junior/Estadão - 21/10/2021

Os impactos da guerra entre Rússia e Ucrânia, que respondem por 30% das exportações mundiais de trigo, começam a chegar às prateleiras dos supermercados. Os preços ao consumidor da farinha de trigo, do macarrão, dos biscoitos e até do óleo de soja tiveram forte alta no início do mês, superando de longe reajustes de fevereiro.

Entre 1.º e 12 de março, nos supermercados, a farinha de trigo ficou, em média, 4,46% mais cara, o preço do macarrão com ovos subiu 4,24%, o de biscoitos, 2,62% e o do óleo de soja, 5,79%, em comparação com igual período de fevereiro, aponta um levantamento feito, a pedido do Estadão, pela startup Varejo 360. Especializada em pesquisa de mercado, a empresa coletou os preços desses itens nos tíquetes de compra de 150 mil clientes de supermercados no Estado de São Paulo.

Leia mais em O Estado de São Paulo