O jornalista Carlos Guimarães está escrevendo a biografia de Ruy Carlos Ostermann, um dos maiores comunicadores da história do Rio Grande do Sul. A obra que deve ser finalizada ainda neste ano e era de conhecimento de poucas pessoas, entre elas os entrevistados, foi revelada pelo professor Luiz Artur Ferraretto, em uma postagem nas redes sociais, “Os cadernos do professor Ruy: Há algum tempo, o jornalista e cronista esportivo Carlos Guimarães tem folheado um tesouro. São anotações históricas para o futebol e o jornalismo brasileiros. Guimarães está escrevendo a biografia de Ruy Carlos Ostermann, um dos mais importantes comentaristas esportivos do Brasil. Em 1966, frente ao fracasso da Seleção Brasileira na Copa da Inglaterra, Ruy planilhou os dados dos jogos, dando caráter realmente jornalístico à análise do futebol. Nas imagens, uma parte do que o comentarista da Guaíba escreveu enquanto assistia, quatro anos depois, ao Brasil se tornar tricampeão do mundo no Estádio Asteca, durante a final da Copa do México. A elegância das cores e da caligrafia corresponde àquela demonstrada ao microfone por Ruy, não por acaso chamado de ‘o professor’.”
Ruy Carlos Ostermann nasceu em 26 de setembro de 1934, em São Leopoldo, e começou a carreira no jornalismo em 1962, na Companhia Jornalística Caldas Júnior,. Em 1978 ingressou na RBS . Ele exerceu dois mandados como deputado estadual, em 1982 e 1986, foi Secretário de Ciência e Tecnologia e também comandou a Secretaria de Educação. Cobriu todas as Copas do Mundo entre 1966, na Inglaterra e 2014, no Brasil. Escreveu 11 livros: “Meu Coração é Vermelho”, em homenagem ao Internacional e “Até a pé nós iremos”, sobre o Grêmio. Cidadão Honorário de Porto Alegre, é viúvo de Nilse Wink Ostermann, com quem teve três filhos: Cristiane, Fernanda e Felipe, é avô de cinco netos.
Carlos Guimarães trabalha na biografia desde julho de 2019, no primeiro post onde tratou do assunto em suas redes sociais, já mostrava alegria pelo desafio, sem ainda revelar que escreveria um livro sobre o comunicador , “Visitei hoje Ruy Carlos Ostermann… O desdobramento da conversa definiu a coisa mais estimulante, desafiadora e bonita que eu participarei como jornalista.” . Em outro momento se mostrou fascinado com o personagem, “…É hipnotizante vê-lo falar. É uma aula, de forma, métrica, de raciocínio. Foi emocionante.”.
Guimarães é mestre em Comunicação e Informação pela UFRGS, com especialização em Jornalismo Esportivo. Atualmente faz doutorado em Comunicação na PUCRS . Trabalha há 23 anos em veículos de Porto Alegre, atualmente é comentarista da Rádio Guaíba. Ele é autor dos livros ‘Peleia – Os 50 Jogos Inesquecíveis do Futebol Gaúcho’ e ‘O Comentarista Esportivo Contemporâneo: Novas Práticas no Rádio de Porto Alegre’.
Segundo Ferraretto, ” Guimarães tem tudo para escrever um grande livro: um personagem fantástico a transitar tanto pelo mais popular dos esportes quanto pela cultura ou pela filosofia, além de muitíssimo material disponibilizado pelo seu biografado. Fora isso, possui o conhecimento necessário, aquele vindo da experiência – é comentarista esportivo – e da formação constante – está por terminar o seu doutorado em Comunicação. Aguardo com ansiedade redobrada por esta obra.”