Apesar de todos os convites para concorrer a Assembleia Legislativa e Câmara do Deputados ou até mesmo a cargos como vice-governador e Senador, Tinga não concorrerá nas Eleições 2022. Há algum tempo, conversei com Paulo César Fonseca do Nascimento, conhecido no meio futebolístico como Paulo César Tinga, apelido que remete ao bairro onde cresceu no extremo Sul de Porto Alegre, sobre a possibilidade, de um dia ingressar na política partidária, ele não descarta a ideia, mas definitivamente isso não acontecerá esse ano.
Nos últimos meses, ele ouviu convites de várias siglas, conversou com muita gente a respeito do assunto e decidiu que esse ainda não é o momento. Tinga entende que é preciso se preparar melhor, estudar mais e compreender em qual esfera de poder e com quais diretrizes políticas poderá ser mais útil à sociedade.
Ex-atleta da dupla Grenal, com passagem vencedora por grandes times brasileiros e internacionais (jogou na Alemanha, Japão e Portugal), Tinga é voluntário conhecido por organizar ações de cunho social, não apenas na capital gaúcha e no interior do Rio Grande do Sul, mas também em outros Estados.
Sempre ao lado da esposa, Milene Nascimento, criou e comanda o projeto ‘Fome de Aprender’, um restaurante popular e uma biblioteca comunitária itinerantes. Além disso atua como empresário em segmentos que vão do Turismo a Moda, fundou o primeiro curso online direcionado à formação de novos atletas, o ByTinga, é investidor nos ramos imobiliário e de entretenimento, proprietário da Sieben Tour, agência de viagens e ultimamente tem se dedicado também a expansão da marca de roupas Território Sagrado e agenda de palestras que realiza em todo o País.