Em alusão ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo, celebrado em 2 de abril, o Centro de Desenvolvimento da Expressão (CDE), instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), em parceria com o Instituto Autismo & Vida, promove a exposição “Luz Reveladora e Outros Olhares”. A mostra estará em exibição entre os dias 5 e 12 de abril, na sede do CDE, localizada no 5º andar da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ).
A exposição reúne obras feitas por crianças e jovens incluídos no Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) que participaram do projeto Click da Kombi, do fotógrafo gaúcho Jorge Aguiar, lançado em 2019. As fotos foram reproduzidas sobre tecidos e suspensas com prendedores, formando uma espécie de varal fotográfico esvoaçante.
Para a diretora do Instituto Autismo & Vida, Claudia Meyer, a ação proporcionou aos participantes a possibilidade de se expressar pela fotografia, compartilhando um olhar único e interessante. “Pessoas autistas são, antes de tudo, pessoas. Assim, podem ter comprometimento na imaginação e na abstração, e ter ouvido absoluto. Podem ter dificuldades importantes de comunicação, não conseguir usar a fala, mas ter um olhar apurado e um pensamento por imagens, percebendo ângulos e nuances de cor e iluminação que passam despercebidos para a maioria das pessoas. Assim, as pessoas autistas, sendo pessoas, têm habilidades e dificuldades, e têm a necessidade de expressar-se, o que inclui a manifestação artística.”
“Acreditamos que a arte é um elemento fundamental para estimular o desenvolvimento social e comunicativo de crianças com TEA e, por isso, apoiamos iniciativas que visam dar visibilidade e trazer conscientização sobre o tema”, afirma a diretora do CDE, Adriana Boff.
“Com a exposição, buscamos chamar atenção para a importância do respeito às diferenças e à diversidade do olhar e do fazer artístico”, aponta Clarissa lima, assessora de Diversidade da Sedac.
Instituto Autismo & Vida
O Instituto Autismo & Vida é uma associação sem fins econômicos, criada em 2011 por mães e pais de pessoas com autismo. Tem a missão de conscientizar a sociedade, poder público e famílias sobre o TEA, além de acolher autistas e familiares, disseminar informação por meio de palestras e eventos e promover defesa de direitos.
Exposição “Luz Reveladora e Outros Olhares”
Quando: de 5 a 12 de abril
Onde: Centro de Desenvolvimento da Expressão – 5º andar da Casa de Cultura Mario Quintana (Rua dos Andradas, 736 – Centro Histórico, Porto Alegre/RS)
Entrada Franca
POR ARIEL LOPES | ASCOM SEDAC