Porto Alegre, domingo, 24 de novembro de 2024
img

Morre único sobrevivente do Holocausto nascido no Brasil; Deutsche Welle

Detalhes Notícia
Andor Stern nasceu em São Paulo e morava na Hungria quando ele e a família judia foram levados para Auschwitz. Após a Segunda Guerra, ele retornou ao Brasil e passou a dar palestras sobre o Holocausto. Andor Stern Foto: Matthias Balk/dpa/picture alliance

 

 

Andor Stern, o único sobrevivente do Holocausto nascido no Brasil, morreu nesta quinta-feira (07/04), aos 94 anos de idade, na cidade de São Paulo.

Stern nasceu na capital paulista e ainda criança mudou-se com a família para a Hungria, terra natal dos pais. Com o início da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), por serem judeus, o brasileiro e a a família foram levados para o campo de extermínio nazista de Auschwitz, na Polônia. Ali, Stern foi separado dos seus familiares, que nunca mais viu.

Stern também passou pelo campo de concentração de Dachau, até que, no final de abril de 1945, o local foi libertado por soldados dos Estados Unidos.

O brasileiro sobreviveu e, no final da guerra, recuperou a liberdade. Ele viveu na Hungria durante mais alguns anos e depois mudou-se de forma permanente para o Brasil.

Leia mais em Deutsche Welle