O Município de Porto Alegre, a União das Entidades Carnavalescas do Grupo de Acesso de Porto Alegre (UECGAPA), a União das Escolas de Samba de Porto Alegre e Região Metropolitana (Uespa) e a Cubo Filmes, Produções e Eventos Ltda assinaram, na tarde desta segunda-feira, 11, termo de entendimento para a realização do Carnaval de Porto Alegre 2022.
No documento, foi formalizada a participação da prefeitura no evento, com repasses de R$ 1,5 milhão do Fundo Municipal de Apoio à Produção Artística e Cultural (Fumproarte). Os recursos financiarão 17 projetos de desfiles oficiais. O Município também ficará responsável pela prestação dos serviços públicos no local durante o evento, nos dias 6, 7 e 8 de maio.
Segundo o prefeito Sebastião Melo, o acordo é o desfecho de um processo de diálogo e um esforço conjunto para garantir o retorno do carnaval. “Após vários anos, vamos ter a alegria de realizar novamente este, que é um dos eventos mais importantes da nossa cidade”, disse.
A organização dos desfiles será responsabilidade das escolas de samba, que deverão gerenciar as despesas envolvendo o evento, sobretudo aquelas referentes aos reparos e adequações necessárias no Complexo Cultural do Porto Seco para os desfiles, inclusive o PPCI da pista dos desfiles.
A comercialização de ingressos e espaços comerciais também ficarão a cargo das entidades carnavalescas, que se comprometeram a aplicar toda a renda no evento. A empresa Cubo foi eleita pelas escolas de samba para negociar a cessão dos direitos de imagem e transmissão dos desfiles.
Retomada – De acordo com o procurador-geral do Município, Roberto Silva da Rocha, o termo de entendimento delimita a participação de cada um dos atores envolvidos. “A organização do carnaval está em andamento. Este documento apenas formaliza as obrigações assumidas e que irão viabilizar o retorno do evento”, disse.
Texto: Sandra Denardin
Edição: Lissandra Mendonça