Durante toda a Semana Santa, a Equipe de Vigilância de Alimentos da Secretaria Municipal de Saúde vai intensificar a fiscalização das peixarias do Mercado Público e em 96 supermercados da cidade que comercializam pescados. O objetivo é averiguar nos locais aspectos como questões de higiene, temperatura, acondicionamento e procedência do pescado comercializado. Nesta segunda-feira, 11, foram vistoriadas 30 lojas de redes de supermercados.
De acordo com a chefe da EVA/SMS, Nayara Poleto, a única irregularidade encontrada foi embalagem de pescados congelados com bastante cristal de gelo e retorcidos ou empedrados, o que pode significar descontrole de temperatura em alguma etapa entre a produção, transporte, armazenamento e exposição. “Os problemas foram sanados no momento da vistoria, com a retirada dos produtos de venda e reforço do controle de frio dos equipamentos”, destaca a chefe.
Ao longo da semana, equipes da EVA também irão vistoriar os caminhões que abastecem as peixarias do Mercado Público.
A chefe da EVA reitera que, em caso de dúvida sobre a qualidade do pescado, em qualquer estabelecimento, o consumidor deve registrar reclamação junto ao Fala Porto Alegre, pelo telefone 156 ou canais digitais do serviço.
Texto: Patrícia Coelho
Edição: Gilmar Martins