Porto Alegre, segunda, 25 de novembro de 2024
img

Aumento de 40% da produção agropecuária pode injetar R$ 31,9 bi no PIB gaúcho; Jornal do Comércio

Detalhes Notícia
Produção de inverno, que hoje representa 9% da safra de verão, poderia chegar a 45% Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini/Divulgação/JC

 

 

O agronegócio gaúcho quer dar um salto para retomar a competitividade do Rio Grande do Sul perante os outros estados brasileiros. O objetivo é ampliar em 40% a produção agropecuária do Estado, através do crescimento nos grãos no inverno, principalmente, e da produção de proteína animal. O resultado seria a injeção de R$ 31,9 bilhões na economia gaúcha.

O programa Duas Safras, lançado nesta quarta-feira (20) no Palácio Piratini pela Farsul em parceria com diversas outras entidades, pretende estimular a produção de grãos de inverno para aumentar a área plantada no período e levar para a Metade Sul do Estado a cultura do milho irrigado.

Hoje, no Rio Grande do Sul, se produz, no inverno, apenas 9% do que é produzido durante o verão. A meta do programa é atingir um nível de produção de 45%. “Vamos a campo, levar produtores em números expressivos para fóruns em debate, levar essas novas tecnologias que estão aí para que os produtores decidam o que fazer. A primeira cultura é o trigo, depois tem o milho irrigado na metade Sul, que é uma novidade também. Nos próximos 5, 10 anos acredito que conseguimos atingir esses 45%”, afirmou o presidente da Farsul, Gedeão Pereira.

Leia mais no Jornal do Comércio