As autoridades espanholas disseram na quinta-feira que tinham prendido e depois concedido a libertação condicional a um português procurado pela Interpol em relação à explosão no porto de Beirute em 2020, que matou mais de 200 pessoas.
Jorge Moreira, 43 anos, foi detido no aeroporto de Madrid na quarta-feira depois de ter chegado num voo da capital chilena, Santiago, disse um porta-voz da polícia espanhola.
Moreira é procurado no Líbano por alegadamente ter trazido explosivos para o país com ligações à explosão de Agosto de 2020, que devastou bairros inteiros de Beirute.
As autoridades disseram que 2.750 toneladas de fertilizante de nitrato de amónio armazenadas aleatoriamente num armazém portuário desde 2014 tinham pegado fogo, causando uma das maiores explosões não nucleares da história.
O Tribunal Nacional de Espanha ordenou na quinta-feira a libertação condicional de Moreira e proibiu-o de sair do país enquanto este estudava um pedido do Líbano para a sua extradição, disse um porta-voz do tribunal.
Leia mais em Voice Of America