Em seu primeiro deslocamento desde a reeleição no último domingo (24), o presidente francês, Emmanuel Macron, visitou, nesta quarta-feira (27), a cidade de Cergy (Val d’Oise). Neste reduto da extrema esquerda na região metropolitana de Paris, ele esteve em um bairro operário e atravessou uma feira livre, onde ouviu cumprimentos, mas também foi alvo de críticas e até tentativas de ataques físicos.
A escolha faz parte da estratégia do presidente de passar uma imagem mais social ao seu segundo mandato de cinco anos. Na feira de Saint-Christophe, comunidade onde Jean-Luc Mélenchon obteve 48% dos votos no primeiro turno da eleição presidencial, o chefe de Estado tirou fotografias, conversou com a multidão e não se poupou de muitos apertos de mão.
Durante duas horas, Macron se aproximou dos franceses e deu trabalho para os seguranças, que tiveram de usar um guarda-chuva para proteger o presidente de sacos de tomates lançados contra ele, sem atingir o alvo. “É como se a campanha continuasse”, riu um membro de sua comitiva.
Leia mais em RFI