Porto Alegre, terça, 26 de novembro de 2024
img

Porto Alegre: Abertas as inscrições para o 23º Salão de Artes Plásticas da Câmara

Detalhes Notícia
Salão de Artes acontece a cada dois anos no Legislativo da Capital (Foto: Leonardo Cardoso/CMPA)

 

 

Estão abertas até o dia 15 de junho as inscrições para o 23º Salão de Artes Plásticas da Câmara Municipal de Porto Alegre. Poderão inscrever-se artistas gaúchos ou residentes há mais de cinco anos no Estado, com obras em quaisquer linguagens artísticas e com temática livre. O Regulamento pode ser acessado no endereço eletrônico https://memorial.camarapoa.rs.gov.br/wp-content/uploads/Regulamento-23-Salao-de-Artes-Dopa-%C3%9Altimo.pdf .

Os artistas selecionados disputarão os seguintes prêmios: um Prêmio Aquisição, no valor de R$ 11.450,00, deduzindo-se deste valor os tributos previstos na legislação em vigor; e cinco Prêmios de Incentivo à Criatividade, no valor individual de R$ 3.180,00, deduzindo-se deste valor os tributos previstos na legislação em vigor. Menções Honrosas poderão ser concedidas a critério da Comissão de Seleção e Premiação. Os prêmios concedidos a trabalhos realizados em grupo serão entregues ao nome responsável indicado na Ficha de Inscrição. O valor da premiação será pago após a data prevista para a cerimônia de abertura, no dia 6 de setembro de 2022.

O Salão

O Salão de Artes Plásticas Câmara Municipal foi criado em 1952, por iniciativa do falecido escritor e vereador Josué Guimarães, sendo vinculado a instituições envolvidas com um projeto moderno de artes na cidade. Devido às dificuldades enfrentadas pelas instituições participantes, a realização do Salão foi suspensa em 1960.

Em 1988, durante a gestão de Joaquim José Felizardo na Secretaria Municipal de Cultura, a Lei Municipal foi remodelada, contemplando a exigência de que somente artistas gaúchos ou residentes no estado há pelo menos cinco anos poderiam inscrever-se, denotando uma maior valorização da arte aqui produzida.

O Salão, organizado a cada dois anos com base na Lei n° 6152 de 1988, se consagrou como o único evento desta natureza promovido por instituição pública no Rio Grande do Sul. A iniciativa propõe-se a abranger mais que oportunidades de incentivo a artistas e de descobertas de novas criações. A ideia é compartilhar esses experimentos, discutir essas linguagens, possibilitar a ampliação e multiplicação desses conhecimentos, dialogando com o público e compartilhando reflexões sobre o nosso mundo contemporâneo.

CMPA