Porto Alegre, terça, 26 de novembro de 2024
img

Persio Arida diz que maior parte das políticas econômicas deu errado com o PT, por Gustavo Queiroz e Natália Santos/O Estado de São Paulo

Detalhes Notícia
Procurado pela pré-campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, economista idealizador do Plano Real atribui erros na política econômica à ‘ideologia desenvolvimentistas’ dos petistas. "Vivemos em um mundo de enormes transformações, a política econômica tem que ser capaz de responder rapidamente aos novos desafios", defendeu Arida em evento do Livres Foto: Gustavo Oliveira/Divulgação/Livres

 

 

Um dos idealizadores do Plano Real, o economista Persio Arida afirmou nesta quinta-feira, 2, que a maior parte das “políticas econômicas que deu errado” no País aconteceram ao longo dos governos do PT. Segundo ele, a conclusão parte de uma listagem feita pelo economista Edmar Bacha, que também compôs a equipe do Plano Real, e tem relação com o que chamou de “ideologia desenvolvimentista” encampada na gestão petista.

“O livro mais recente do Marcos Mendes (economista, autor de “Para não esquecer: políticas públicas que empobrecem o Brasil”) sobre as políticas que deram errado suscitou um comentário curioso. Edmar Bacha fez uma listagem das políticas econômicas que deram errado e a maior parte delas acontece no governo do PT”, disse Arida em evento de lançamento do Caderno de Políticas Públicas do movimento suprapartidário Livres. “Porque é onde tem a ideologia desenvolvimentista mais marcada. Essas coisas vão juntas”, completou.

Conforme o Estadão mostrou, Pérsio Arida chegou a conversar, em março, sobre a situação brasileira com o presidente da Fundação Perseu Abramo, Aloizio Mercadante, que é um dos coordenadores da pré-campanha do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Apesar de agitar o mundo empresarial, o encontro foi mais simbólico que efetivo. Dos candidatos que seguem na disputa, Arida também se reuniu com Simone Tebet (MDB).

Leia mais em O Estado de São Paulo