Porto Alegre, segunda, 25 de novembro de 2024
img

Parlasul terá Comissão observadora nas eleições brasileiras. por Michelle Portela/Correio Braziliense

Detalhes Notícia
Missão de Observação Eleitoral do Observatório da Democracia do Parlamento do Mercosul (Parlasul) acompanhará o pleito de 2022 no país. (crédito: Roque de Sá/Agência Senado)

 

 

O Parlamento do Mercosul (Parlasul) aprovou, nesta segunda-feira (6/6), a criação da Missão de Observação Eleitoral do Observatório da Democracia do Parlasul, para acompanhar as eleições de 2022 no Brasil. A reunião ocorreu em Montevidéu, no Uruguai.

Uma das representantes brasileiras no Parlasul, a senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA) explicou que um dos grandes objetivos desta Comissão é impedir a “verdadeira ameaça”. “Uma avalanche de fake news, numa tentativa de descontruir e instabilizar a conquista brasileira da urna eletrônica”, disse. “O acompanhamento da Comissão fortalece a democracia e a transparência [das eleições]”, disse.

Entre as justificativas para o acompanhamento estão os ataques à democracia, diante do esforço do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que tem atuado no sentido de promover a transparência de todo o processo eleitoral.

Leia mais no Correio Braziliense