O deputado estadual Fernando Francischini (União Brasil) tem comemorado nas redes sociais a decisão do ministro Kassio Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), que devolveu seu mandato e o tornou novamente elegível. Nos bastidores, porém, ele admite a parlamentares próximos que foi pego de surpresa pela decisão e que não acredita que ela “terá vida longa”.
Francischini tomou posse, nesta segunda-feira, na Assembleia Legislativa do Paraná, mas disse a interlocutores que sabe que seu retorno pode durar poucas horas. Isso porque, nesta terça-feira, começa o julgamento no plenário virtual do STF que definirá se a decisão de Nunes Marques será mantida ou não. Além disso, o próprio Nunes Marques marcou também para esta terça-feira o julgamento de sua decisão na Segunda Turma da corte.
Ministros apontam que a tendência do colegiado é derrubar a liminar. Em contrapartida, isso livraria Nunes Marques de ter um mandado de segurança que questiona sua posição julgado no plenário do Supremo. Como informou a coluna, causou mal-estar entre os magistrados o pedido feito por Cármen Lúcia para que esse mandando de segurança fosse analisado.
Leia mais em O Globo