A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) pediu apoio da Secretaria Estadual de Saúde (SES, em reunião na tarde desta quarta-feira, 8, para ampliar o número de leitos clínicos no Rio Grande do Sul. “É muito importante essa parceria para que possamos desafogar os serviços da Capital”, explica o secretário municipal de Saúde da Capital, Mauro Sparta. Dados fornecidos pela Diretoria de Regulação da SMS apontam que 425 pacientes aguardam por internação em hospitais de Porto Alegre. Destes, 52% são de fora da Capital.
A secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann, se comprometeu a realizar uma reunião com hospitais da região metropolitana e municípios do interior, para avaliar a possibilidade de ampliar o número de leitos clínicos adultos e de emergência. “Também iremos qualificar a regulação dos pacientes, priorizando o atendimento em seus municípios de origem”, destaca.
Com a chegada das baixas temperaturas e o aumento da circulação dos vírus respiratórios, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) tem observado aumento na procura por atendimento nos serviços de saúde. De acordo com o dashboard da prefeitura, a taxa de ocupação geral de adultos nas emergências de pronto-atendimentos e hospitais da Capital é de cerca de 180%.
A SMS orienta que, em casos de menor gravidade, os moradores de Porto Alegre busquem alguma das 132 unidades de saúde da Capital.
O encontro ocorreu na sede da Secretaria Estadual de Saúde. Também participaram a secretária adjunta de Saúde do RS, Ana Costa, o diretor de Regulação Estadual, Eduardo Elsade, a diretora do Departamento de Gestão da Atenção Especializada, Lisiane Fagundes, o chefe de gabinete do prefeito, André Coronel, o secretário extraordinário de Enfrentamento ao Coronavírus, César Sulzbach, e o diretor de Atenção Hospitalar e Urgências da SMS, Francisco Isaías.
PrefPoa