O programa lançado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS) por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS), para capacitação técnica e gratuita de pessoas desempregadas, em parceria com Sindicatos Industriais filiados à entidade, já está em andamento. No Vale dos Sinos, uma articulação entre o Sindicato da Indústria de Máquinas e Implementos Industriais e Agrícolas de Novo Hamburgo e Região (SinMaqSinos), Sindicato da Indústria do Calçado de Novo Hamburgo, Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Materiais Plástico e Resina de Novo Hamburgo e Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de Novo Hamburgo está possibilitando a capacitação de 217 pessoas em cursos como Mecânico de Usinagem, Ajustador Mecânico, Operador de Máquinas de Costurar e Cortar Calçados, Operador de Injetoras para Termoplásticos, Pedreiro de Alvenaria, entre outros. As aulas iniciam segunda-feira (13) e por meio de outras articulações dos sindicatos, os alunos terão alimentação e transporte. Já em Cachoeira do Sul, iniciou nesta quinta-feira (9) o curso de torneiro mecânico com alunos encaminhados pelo Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do município (Sinmetel).
A diretora executiva do SinMaqSinos, Cristiane Stoffel Pinheiro, destaca que o projeto iniciou em um momento crucial para o setor de máquinas. Ela explica que as empresas estavam com dificuldades de encontrar pessoal qualificado. “O programa está sendo de grande valia para as empresas e para a região. Houve um alinhamento com sindicatos parceiros para ampliar esta força-tarefa no sentido de ajudar ainda mais este pessoal”, ressalta ela.
A intenção do programa é apoiar os sindicatos por um ambiente cada vez mais favorável aos negócios de seus associados, buscando elevar a competitividade das indústrias estabelecidas no Rio Grande do Sul. O diretor regional do Senai-RS, Carlos Trein, lembra que são mais de 1,5 mil vagas em cursos de qualificação no Estado. As indústrias podem encaminhar aos sindicatos as áreas com mais necessidade de profissionais. Para participar do programa, o candidato deve ter acima de 18 anos, estar desempregado e apresentar a autodeclaração de baixa renda (exigência regimental) e procurar o Senai para esclarecimentos e inscrições.