Porto Alegre, quarta, 27 de novembro de 2024
img

RS: Luiz Fernando Oderich é homenageado com a Medalha do Mérito Farroupilha

Detalhes Notícia
Foto: Paulo Garcia

 

 

O fundador da Ong Brasil Sem Grades, Luiz Fernando Oderich, foi agraciado no início da tarde desta terça-feira (14) com a Medalha do Mérito Farroupilha. A distinção foi proposta pelo deputado Dr. Thiago Duarte (União). A medalha é a mais alta honraria conferida pelo parlamento gaúcho, e foi entregue ao homenageado em cerimônia no Salão Júlio de Castilhos com a presença do presidente da AL, deputado Valdeci Oliveira (PT). Juntamente com parentes e amigos, Oderich fundou em 2002 a ONG Brasil Sem Grades, entidade sem fins lucrativos que tem como missão o desenvolvimento social.

Sobre os motivos que o levaram a propor a distinção, o deputado Dr. Thiago Duarte afirmou que o homenageado tem um trabalho meritório e elogiável, que busca dar acesso ao planejamento familiar à mulheres e famílias que mais precisam. “Esse projeto tem dado a possibilidade das mulheres escolherem de forma livre e consciente quando e quantos filhos desejam ter, a partir do esclarecimento e acesso a métodos contraceptivos e eficazes a cada grupo populacional, impedindo a gravidez indesejada e incentivando a paternidade responsável”.

O parlamentar lembrou que ao fundar a ONG Brasil Sem Grades Luiz Fernando OIderich procurou enfrentar as causas da criminalidade. “A ideia seria colocar no mundo apenas crianças desejadas e que seriam amadas. Para isso, a Organização realizou vários fóruns estaduais e regionais de planejamento familiar, divulgando métodos contraceptivos”. Entre as ações sociais empreendidas pela ONG, o deputado destacou a operalização do projeto “Pai Presente”, em conjunto com o Ministério Público e Defensoria Pública, para identificação dos pais de crianças que não tinham esse registro. E a distribuição de implantes hormonais para prefeituras distribuirem para mulheres em idade fértil, usuárias de drogas ou em vulnerabilidade social.

Bastante emocionado, Luiz Fernando Oderich contou a tragédia que o motivou a fundar a ONG Brasil Sem Grades – o assassinato do filho – e destacou sua intepretação das causas da criminalidade no país, além de agradecer a homenagem. Mencionou a frase de Pelé, ao fazer seu milésimo gol: “pensem nas criancinhas” e percorreu a hstória do Brasil, narrando fatos relacionados ao crescimento da criminalidade e à falta de políticas relacionadas ao planejamento familiar. O empresário dividiu os méritos do recebimento da medalha com os colaboradores da Organização ao longo dos 20 anos de existência.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Valdeci Oliveira, ao encerrar o evento, afirmou que o país precisa avançar muito sobre o tema. “Fica como exemplo o papel que a sociedade pode assumir na prevenção da violência e na busca de uma vida mais digna e segura para a população”.

Biografia
Luiz Fernando Oderich nasceu em Canoas em 20 de outubro de 1949. Formou-se em Administração de Empresas pela Unisinos em 1973, e em Direito pela UFRGS em 1974. Foi presidente da Associação de Empresas de São Sebastião do Caí de 1978 a 1983. Fundou a Associação Caiense de Habitação Popular e com recursos federais e municipais, construiu 196 casas populares. Exerceu mandato de vereador na mesma cidade de 1989 a 1992. Em 1987 fundou a Max Metalúrgica Ltda indústria dedicada a fabricação de ferramentas manuais para a construção civil, empresa que hoje emprega quase 300 pessoas.

Em 17 de agosto de 2002 teve seu único filho – Max Fernando de Paiva Oderich – assassinado quando veio à Porto Alegre comprar seu terno de formatura. Após esse trágico evento, Luiz Fernando e mais um grupo de parentes e amigos fundaram a ONG Brasil Sem Grades.

Oderich já foi homenageado pelos municípios de São Sebastião do Caí e de Porto Alegre com os títulos de cidadão honorário; do Ministério Público gaúcho recebeu a comenda Dirceu Pinto, e do Governo do Estado a medalha da Defesa Civil.

Agência de Notícias ALRS.