Porto Alegre, domingo, 24 de novembro de 2024
img

Ação entre amigos busca ajuda para tratamento de melanoma de jornalista gaúcho; Coletiva.net

Detalhes Notícia
Com consulta marcada para 12 de julho, repórter e editor do Sul21, Marco Weissheimer, deve iniciar a imunoterapia. Arrecadação ajudará Marco em tratamento - Crédito: Adriana Franciosi/Divulgação

 

 

Em 2012, o repórter e editor do Sul21, Marco Weissheimer, retirou, com cirurgia, um melanoma cutâneo no calcanhar direito e seguiu com acompanhamento médico pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Em abril deste ano, apareceu uma recidiva da doença, que deve ser tratada com imunoterapia e medicamentos. Apesar do laudo médico, de 4 de maio, indicar início imediato, ele só conseguiu a consulta com um oncologista, necessária para começar os procedimentos, para a próxima terça-feira, 12, no Grupo Hospitalar Conceição (GHC). Com o objetivo de criar um fundo de apoio ao jornalista, os ex-colegas do Jornal NH iniciaram uma Ação entre Amigos.

A campanha circula em redes sociais e é compartilhada por WhatsApp. Não há uma quantia a ser alcançada. “Embora, em tese, esse tipo de tratamento já esteja sendo incorporado ao SUS, o acesso a ele é difícil, em função do alto custo, exigindo, muitas vezes, ingresso na Justiça para ter acesso a esses medicamentos”, explicou Marco à reportagem do Coletiva.net.

Questionado sobre o valor já arrecadado, ele não soube responder ao certo. “Estou em uma correria tão maluca, que nem consegui acompanhar isso ainda”, afirmou o profissional, que segue trabalhando. Conforme o editor, ele não possui nenhum sintoma debilitante que o impeça de exercer suas atividades diárias. “O que atrapalha só é toda a correria e envolvimento com procedimentos burocráticos e judiciais para ter acesso ao tratamento”.

Como atua com Comunicação, Marco disse querer aproveitar toda essa situação para escrever sobre os problemas que envolvem o acesso à Saúde, especialmente nesses casos de alta complexidade. “Se, para mim, que tenho alguma dose de informação é uma maratona, imagina para a maioria da população que vive desassistida de direitos.”

Aliás, Marco destacou que compartilhar informações que possam ser importantes para outros indivíduos que vivem problemas semelhantes é um compromisso. O jornalista também agradeceu a rede de apoio e solidariedade que se constituiu para apoiar o seu tratamento e ressaltou a “importância do SUS (que ficou muito mais evidente ainda durante a pandemia) como sistema de acesso à saúde, que deve ser cada vez mais fortalecido no Brasil.”

Marco Weissheimer

Marco trabalha com mídias digitais desde 2001, quando a Agência Carta Maior foi lançada na primeira edição do Fórum Social Mundial, em Porto Alegre. Período também em que foi tradutor e editor das primeiras edições em português do Le Monde Diplomatique.

Em 2005, criou e editou o blog RS Urgente. Atualmente, é repórter e editor no site Sul21, em Porto Alegre, e colunista do jornal Extra Classe, do Sindicato dos Professores do Rio Grande do Sul (Sinpro-RS). Como escritor, é autor dos livros: ‘Bolsa Família – Avanços, Limites e Possibilidades do programa que está transformando a vida de milhões de famílias no Brasil’ e ‘Governar na Crise. Um olhar sobre o governo Tarso Genro’.

Fonte: coletiva.net