Porto Alegre, domingo, 24 de novembro de 2024
img

Judiciário teme uso eleitoral por Bolsonaro do desfile militar do 7 de Setembro, por Cézar Feitoza/Folha de São Paulo

Detalhes Notícia
Ministros discutem esquema de segurança, e Fux avalia chamar Forças Armadas para proteger prédio do STF. Bolsonaro em cerimônia no Palácio do Planalto - Gabriela Biló-7.jun.22/Folhapress

 

 

Ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) e do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) temem que o presidente Jair Bolsonaro (PL) use o desfile militar do 7 de Setembro para inflar apoiadores contra o Judiciário e o sistema eleitoral brasileiro.

O receio é que Bolsonaro reedite a retórica golpista que marcou o último 7 de Setembro, mas com dois agravantes que agora podem aumentar a radicalização: a proximidade das eleições e a data comemorativa do Bicentenário da Independência, para quando é esperada uma parada militar de grandes proporções na Esplanada dos Ministérios.

Para evitar riscos de invasão aos tribunais, os presidentes do STF e do TSE, ministros Luiz Fux e Edson Fachin, têm discutido internamente quais serão os esquemas de segurança. Há, no entanto, divergências sobre como agir para conter eventuais ataques aos tribunais.

Leia mais na Folha de São Paulo