Porto Alegre, quarta, 27 de novembro de 2024
img

RS: Escritório de Comunicação da Prefeitura de Canoas cria conteúdo jornalístico “Direto da Redação” para o Instagram

Detalhes Notícia
Objetivo da iniciativa é ampliar o alcance da informação para a população. Foto: Guilherme Pereira / Ecom-PMC

 

Com o intuito de informar usando a credibilidade de um jornalista à frente da informação, o Escritório de Comunicação (Ecom) da Prefeitura de Canoas criou mais um canal para a população da cidade se manter informada.

O “Direto da Redação” coloca um jornalista para dar a principal notícia do dia, através do Instagram. O conteúdo soma-se agora ao “Resenha”, programa que de forma descontraída quebra o paradigma das tradicionais sínteses noticiosas e traz ao público os principais fatos dos últimos 15 dias.

O secretário de Comunicação, Giuliano Amaro acredita que o conteúdo vai ampliar o alcance das notícias da Prefeitura. “Aqui no Ecom trabalhamos a comunicação de forma estratégica e entendemos que um jornalista dando a notícia para as câmeras traz credibilidade ao assunto”, destacou.

O “Direto da Redação” tem um minuto de duração e periodicidade diária. Além disso, foi pensado num formato mais curto, justamente para prender a atenção do público. O conteúdo é desenvolvido pela Diretoria de Jornalismo, do Ecom. Atualmente o Escritório de Comunicação produz também o Jornal da Prefeitura, que é distribuído para a população da cidade semanalmente.

Para o jornalista e secretário adjunto da Comunicação, Giovani Gafforelli, as equipes do Ecom estão sempre estudando tendências, formas de ampliar o alcance da informação e buscando referências para estar sempre atualizada. “Desde que assumimos a equipe temos pensado de forma que as mídias venham a convergir e que possamos explorar novas formas de comunicação. Quanto maior o nosso alcance mais as pessoas vão estar bem informadas sobre o seu município”, enfatizou Gafforelli.

Resenha

Com periodicidade quinzenal, o programa aborda de forma bem humorada as principais notícias da Prefeitura de Canoas nos últimos 15 dias. Também foi pensado como um conteúdo digital, para YouTube e Instagram. O programa tem feito sucesso nas redes sociais por utilizar conceitos recentes de sucessos como “Stranger Things” ou “Acorda Pedrinho”.

O conteúdo é elaborado em parceria entre as diretorias de Audiovisual e Jornalismo, do Escritório de Comunicação. O primeiro episódio foi ao ar em 19 de fevereiro, de 2022, e atualmente já são 9 episódios.