O WimBelemDon, projeto social que atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social na zona sul de Porto Alegre, realiza a terceira edição de seu Festival de Inverno. A atividade, que acontece no dia 29 de julho, estimula a criatividade dos educandos através de produções audiovisuais desde 2019. Neste ano, os educandos criaram um jornal televisivo com ajuda dos educadores da ONG que será exposto em apresentação presencial.
Além do jornal, que foi realizado com a supervisão dos educadores da Oficina de Psicologia do WimBelemDon, serão apresentadas as produções audiovisuais produzidas pelos educandos nas edições anteriores do festival. Após a transmissão, os educandos serão convidados a produzir mais um curta-metragem, que será a continuação de uma série que já possui duas outras produções: o Bonecas Amaldiçoadas 3. Este novo curta será transmitido no evento de Halloween da ONG, que ocorre no mês de outubro e comemorará o aniversário de 22 anos da organização.
O Festival de Inverno foi criado em 2019, e sua proposta inicial era ser o evento que encerraria as produções audiovisuais que os educandos realizaram no ano, com dois curta-metragem e um clipe musical produzido por eles. Já em 2020, em consequência da pandemia, o evento foi realizado de forma virtual, transmitido em live na página do Facebook do WimBelemDon.
A última edição contou com um show de talentos através da transmissão de vídeos enviados pelos educandos, mostrando suas performances artísticas. Além disso, a edição de 2020 contou com presenças ilustres de artistas renomados como Renato Borghetti, Armandinho, Sady Homrich, Hique Gomez, entre outros. Fernando Meligeni e Lucas Corazza, embaixadores da ONU, também participaram. Todas as participações especiais enviaram vídeos deixando mensagens para as crianças e mostrando o seu talento.
O WimBelemDon tem como principal missão promover a TRANSFORMAÇÃO SOCIAL de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social no extremo sul de Porto Alegre. Tendo no tênis o seu principal chamariz e fator de retenção dos jovens, a ONG trabalha com o DESENVOLVIMENTO INTEGRAL de seus educandos oferecendo, diariamente, uma série de atividades e oficinas pedagógicas, esportivas, culturais e socioemocionais.
Todo o trabalho é desenvolvido com uma equipe multidisciplinar que tem como grande diferencial o olhar humanizado e de respeito aos limites de cada educando, estimulando suas potencialidades e incentivando-os a serem protagonistas de suas próprias histórias, multiplicando bons valores e inspirando a comunidade à sua volta. Em 2022 o WimBelemDon tem como seus mantenedores: B3, Itaú Social, Fundação John Deere, Timac Agro, BNP Paribas e SulAmérica. Para conhecer mais sobre o trabalho desenvolvido pela ONG, acesse o site wimbelemdon.com.br ou nos siga nas redes sociais através do @wimbelemdon. Contatos podem ser feitos através do email wimbelemdon@wimbelemdon.