Autora do Best-Seller de “DÁ UM TEMPO! Como encontrar limite em um mundo sem limites”, a jornalista Izabella Camargo, será uma das palestrantes da Edição 2022, do SESI Conecta Saúde. Colunista da Revista “Você RH”, criadora do “Produtividade Sustentável”, movimento que desenvolve habilidades para o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, e prevenção da síndrome de burnout; a apresentadora da Rádio e TV Bandeirantes, falará dia 10 de agosto, às 09h30, sobre Produtividade Sustentável – Como alcançar seus objetivos sem perdas pelo caminho.
Em sua palestra, dados da pesquisa feita pela escola de negócios John Molson, da Universidade Concórdia, e pela Universidade Laval, ambas no Canadá, mostrando que o gerenciamento de tempo leva a uma maior satisfação pessoal e promove a saúde e o bem-estar das pessoas. O estudo é um dos mais importantes da história por analisar dados de 158 pesquisas no mundo nos últimos 40 anos e reunir um material com 53 mil entrevistados sobre o tema.
O estudo vem ao encontro do que já defendiam médicos, especialistas e pessoas que viveram a exaustão: a administração da velocidade, ou a gestão do tempo, pode transformar a vida das pessoas. A própria Izabella, autora do livro ‘Dá um Tempo! Como encontrar limite em um mundo sem limites’, publicado pela Globo Livros, é exemplo disso. Ainda na televisão, foi diagnosticada com a síndrome de Burnout e iniciou uma jornada de transformação e pesquisas. Hoje, ela fala sobre o movimento que criou: a Produtividade Sustentável, que envolve uma gestão inteligente do tempo para que qualquer pessoa – líderes e liderados – atinja seus objetivos profissionais, sem prejuízos pelo caminho como perda de saúde e problemas nos relacionamentos
Segundo a jornalista, gerenciar o próprio tempo é um dos maiores desafios da atualidade pelo excesso de acessos em que todos estamos expostos, mas é possível aprender, treinar e mudar. “Não é de hoje que vivemos o dilema da gestão do tempo. Encontrei registros de pessoas reclamando da falta de tempo 3 séculos antes de Cristo e depois de entrevistar mais de 150 personalidades sobre o assunto posso garantir que estamos deslumbrados com tantas possibilidades e velocidade que a tecnologia nos proporciona. Com isso negligenciamos a responsabilidade que só cabe a nós”, comenta ela.
Na prática, o gerenciamento do tempo envolve etapas importantes que vão além da organização de compromissos em uma agenda, ou planilha, explica Izabella. “Um bom gerenciamento envolve antes de mais nada uma boa faxina pessoal. É preciso eliminar o que não combina mais com seu estilo de vida e idade atual, suas necessidades, para depois planejar o que é mais importante a curto, médio e longo prazos. A partir disso, você consegue ter clareza para fazer escolhas com mais coerência, consciência e força para dizer mais “nãos”. É impossível falar de gestão de tempo sem falar da necessidade que todos temos, em alguma medida, em recusar convites e mais trabalho, por exemplo. Especialmente quando somos responsáveis e comprometidos com o que fazemos.”
Para uma gestão do tempo eficiente, a jornalista defende o que ela chama de “atualização de identidade” para eliminar comportamentos tóxicos e assim garantir espaço livre na agenda. “Não podemos mais sobreviver com o que sobra do tempo,” complementa.