A Associação Nacional de Criadores Herd-Book Collares (ANC) recebeu 364 inscrições de animais para a Expointer 2022, número 47,3% superior ao verificado no ano passado, quando 247 reprodutores foram confirmados para a mostra. O total inclui 337 bovinos das raças Angus, Charolês, Devon, Hereford, Murray Grey, Normando, Red Poll e Shorthorn, além de 27 equinos da raça Percheron.
Feitas por meio das associações de criadores, as inscrições para os bovinos de argola (que vão a julgamento) foram encerradas nesta segunda-feira, enquanto as de animais rústicos (que participam de provas e leilões) prosseguem até 10 de agosto. A 45ª edição da exposição agropecuária ocorre de 27 de agosto a 4 de setembro no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.
O presidente da ANC, Joaquin Villegas, atribui o aumento do número de inscrições neste ano à valorização alcançada pela pecuária, impulsionada pelo bons preços obtidos na comercialização de reprodutores na temporada de primavera passada. “Teve bastante liquidez, isso incentiva (o produtor) a investir e participar das principais vitrines, como a Expointer”, avalia. Para Villegas, a 45a Expointer deve mostrar crescimento e marcar um “retorno à normalidade” após as mudanças dos últimos anos.
Leia mais no Correio do Povo