Em encontro virtual, os integrantes do Clube de Jornalistas e Editores de Opinião do Rio Grande do Sul elegeram o jornalista e publisher Fernando di Primio para presidência da entidade nos próximos três anos, em substituição a Julio Ribeiro, idealizador do Grupo.
Fundado no dia 20 de dezembro de 2002, o Clube também foi presidido por Gilberto Simões Pires e Ana Cássia Henrich. Em seu ideário de 10 pontos, dois se destacam: “Lutar em favor das liberdades, em suas mais variadas manifestações, com ênfase às liberdades de imprensa e de opinião, repudiando de forma veemente toda e qualquer tentativa de cerceamento dessas liberdades, sejam por governos, instituições ou pessoas.” e “Defender e promover a democracia e suas instituições, base das melhores relações entre indivíduos, sociedade e governantes.”
No encontro virtual, Julio Ribeiro destacou que já havia passado da hora de delegar a outros nomes a direção do Clube. “Alguns queriam que meu mandato fosse vitalício, mas como eu não quero precisar morrer para que o Clube tenha sangue novo, estou aproveitando a minha quase total falta de tempo, para dar espaço para outros. O Fernando é o melhor nome para este momento, porque alia história e credibilidade com capacidade de realização, estaremos muito bem representados nos próximos anos”, destacou. Para Fernando Di Primio, ” É uma honra assumir as bandeiras da liberdade de opinião e expressão, especialmente num momento em que estas estão sendo duramente ameaçadas no País, por aqueles que deveriam trabalhar diuturnamente para preservá-las.”.
Ao longo desses quase 20 anos, o Clube de Opinião realizou perto de 50 reuniões, todas presenciais, só interrompendo seus trabalhos em 2019 com a chegada da pandemia, quando foram realizados encontros virtuais. Júlio Ribeiro recorda que, “O Clube de Opinião foi criado em 20 de dezembro de 2002, como uma reação à perseguição e ao assédio judicial que inúmeros jornalistas gaúchos haviam sofrido pelo governo do Estado à época, que patrocinou mais de 40 processos contra jornalistas e perseguiu quantos ousaram criticar as ações governamentais. Hoje, essas ações, e essa perseguição, se dão em outra esfera institucional, e a necessidade de uma entidade que valorize o trabalho da imprensa e lute pela liberdade de opinião continua sendo premente.”.
A nova diretoria do Clube de Opinião passa a ter a seguinte composição:
Presidente: Fernando Di Primio
1º Vice- Presidente: Julio Ribeiro
2º Vice- Presidente: Gilberto Simões Pires
1º Secretário: Flávio Dutra
2º Secretário: Joabel Pereira
1º Tesoureiro: Rogério Amaral
2º Tesoureiro: Marco Poli