O Conselho Gestor do Programa de Concessões e Parcerias Publico-Privadas do Estado aprovou, na tarde desta quarta-feira (10/8), a publicação do edital do projeto de revitalização do Cais Mauá. A publicação no Diário Oficial do Estado e a data do leilão, que será realizado na B3, em São Paulo, serão divulgadas nos próximos dias.
A iniciativa, estruturada em parceria com o BNDES e o Consórcio Revitaliza, é uma das pioneiras na concessão de ativos imobiliários em modelo de (PPP), com foco no desenvolvimento sustentável e no resgate da relação histórica do Cais com o Guaíba.
Durante o desenvolvimento do projeto, foram realizadas duas audiências públicas e nove workshops com diferentes setores da sociedade, além de mais de 100 reuniões presenciais e duas pesquisas online. A iniciativa prevê espaços exclusivos para cultura, armazém de eventos, áreas de acesso livre para a população como praças, ciclovia, áreas de passeio, além da retirada do muro da Mauá.
Os investimentos previstos em restauro, urbanização e revitalização são da ordem de R$ 355 milhões para as áreas concedidas. Outros R$ 20,5 milhões serão gastos anualmente para operação e manutenção do projeto, ao longo de 30 anos de contrato. Além disso, haverá um conjunto de investimentos que serão realizados para o desenvolvimento imobiliário na área das docas do Cais Mauá, de acordo com o potencial construtivo.