Porto Alegre, terça, 26 de novembro de 2024
img

Grupo RBS anuncia novo Conselho Editorial. Membros externos Anik Suzuki, José Galló, Ricardo Gandour e  William Ling terão mandato de um ano

Detalhes Notícia
Liderado pelo publisher Nelson Sirotsky, grupo debaterá questões como pluralidade, equilíbrio no jornalismo e transparência. Foto: Carin Mandelli

Grupo RBS, em busca da constante evolução da qualidade do jornalismo, anuncia o que terá um Conselho Editorial a partir de 16 de agosto. A iniciativa marca uma maior aproximação de Nelson Sirotsky do jornalismo da empresa por meio da posição não executiva de Publisher, anunciada pela empresa no mês de junho. Nelson será o guardião da linha editorial e o responsável pelo fortalecimento a médio e longo prazos do jornalismo da RBS em televisão, rádio, jornal e digital.

Formado por profissionais da empresa e membros externos com mandato de um ano, o Conselho Editorial se reunirá para debater temas como coberturas relevantes, opinião e informação, qualidade, responsabilidade da atividade, transparência junto aos públicos, liberdade de expressão, questões éticas, impacto do mundo digital no jornalismo, redes sociais, transformação no consumo de mídia e muitos outros. Os encontros serão mensais tendo como pauta do primeiro as eleições 2022.

– Em seus 65 anos, a RBS pautou seu jornalismo por princípios editoriais, que nesta etapa como publisher pretendo aprofundar e aperfeiçoar, com o propósito de assegurar a pluralidade nas opiniões e as diferentes versões dos fatos para quem acessa nossos veículos, nas suas várias plataformas, em busca de conteúdos verdadeiros, produzidos com isenção e independência – destaca Nelson Sirotsky.

A manutenção de um Conselho Editorial é uma prática adotada por grandes produtores de conteúdo do mundo todo para tratar em profundidade questões ligadas ao jornalismo. Semanalmente, os leitores de Zero Hora poderão acompanhar artigos publicados pelos conselheiros sobre temas debatidos no grupo. Os conteúdos estarão em gzh.rs/conselho-editorial.

– Essa iniciativa visa a aumentar ainda mais a relevância dos conteúdos que fazemos, atendendo cada vez melhor aos nossos públicos – salienta Marta Gleich, diretora-executiva de Jornalismo e Esporte do Grupo RBS.

Abaixo, os integrantes do Conselho:

 Nelson Sirotsky – Empresário dedicado ao setor de mídia há 50 anos, presidiu a RBS por 21 anos e, hoje, atua no seu Conselho de Administração e na Presidência da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho. Em 2012, fundou a Maromar Participações, holding de investimentos de sua família. Foi conselheiro da Algar Telecom e da Zenvia. Com forte atuação associativa, presidiu a Associação Nacional de Jornais por dois mandatos, além de ter participado de entidades como Abert, Endeavor, Instituto Milenium e ADVB. Graduado em Administração de Empresas e Pública pela UFRGS, ao longo de sua trajetória fez inúmeros cursos no Brasil e no Exterior. É coautor do livro O Oitavo Dia.

 

 Anik Suzuki – Jornalista, fundadora e CEO da consultoria ANK Reputation. Reúne 20 anos de experiência em comunicação, gestão de reputação de empresas, avaliação e gestão de risco de imagem e preparação de lideranças. Graduada em jornalismo pela PUCRS, com MBA pela Fundação Dom Cabral e pós-MBA pela Kellogg School of Management. Atuou por 12 anos no Grupo RBS, onde foi produtora de Economia em Zero Hora, diretora de comunicação corporativa, membro da Diretoria Executiva e do Comitê Editorial. Como voluntária, é diretora da Fundação Iberê Camargo. Foi vice-presidente da ADVB/RS e conselheira da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho.

 

 Claudio Toigo – Presidente-executivo do Grupo RBS. Bacharel em Administração de Empresas com ênfase em Marketing pela UFRGS, é pós-graduado em finanças pela PUCRS. Tem MBA pela University of Southern California (EUA) e especialização pela London Business School (Londres). Participou do Jim Collins Lab, no Colorado (EUA) e de projetos com renomados especialistas em gestão, como Ram Charan e John Davis. Tem vasta experiência na gestão de negócios, tendo passado por diversos cargos de liderança em empresas da RBS, além de entidades de classe, como Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão e Associação Riograndense de Propaganda.

 

 José Galló – Com mais de 30 anos de experiência no varejo e graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, é presidente do Conselho de Administração da Lojas Renner S/A e membro do conselho de Administração da Ultrapar Participações S/A. Sob sua gestão, de 1991 a abril de 2019, a Lojas Renner passou de uma rede de varejo de moda com oito lojas para uma corporação com mais de 550 operações no Brasil e no Uruguai. É fundador da Quartz Investimentos, embaixador da Endeavor e vice-presidente do Conselho Deliberativo do Instituto Caldeira, ecossistema de inovação em Porto Alegre. Autor do livro O Poder do Encantamento.

 

 Marcelo Rech – Consultor e colunista de Zero Hora. Por 27 anos, foi executivo do Grupo RBS, onde atuou como repórter, diretor de Redação de ZH, diretor-executivo de Jornalismo e vice-presidente Editorial e Institucional. Formado em jornalismo, tem cursos de especialização no Media Management Center da Kellog e em Media Strategy na Harvard Business School. Preside desde 2017 a Associação Nacional de Jornais (ANJ), é membro do comitê executivo da World Association of News Publishers e vice-presidente do Fórum Mundial de Editores. Vice-presidente do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar).

 

 Marta Gleich – Diretora-executiva de Jornalismo e Esporte do Grupo RBS e membro do Comitê Executivo da empresa, é responsável pelos conteúdos de RBS TV, Rádio Gaúcha, jornais ZH, DG, Pioneiro e GZH. Jornalista formada pela UFRGS, tem quatro pós-graduações: MBA em Transformação Digital e Novos Negócios (PUCRS), XBA – Programa Executivo Internacional de Gestão Exponencial da StarSe University e mestrados profissionalizantes em Jornalismo Digital e Gestão de Empresas Jornalísticas pelo IICS de SP. Coordena o Comitê Editorial da Associação Nacional de Jornais (ANJ) e da Associação Nacional de Editoras de Revistas (Aner).

 

 Ricardo Gandour – Jornalista e engenheiro, com mestrado em Ciências da Comunicação (USP) e extensão em Administração (FGV), Gestão Avançada (Insead) e Publishing (Stanford). Foi pesquisador visitante na Columbia University (EUA). É professor de jornalismo na ESPM e membro dos conselhos do Instituto Palavra Aberta, do Columbia Global Center e do Instituto TornaVoz. Foi diretor da Rádio CBN, diretor de jornalismo do Grupo Estado, do Diário de S.Paulo e na Editora Globo. No Grupo Folha foi repórter, editor e diretor-fundador da Publifolha. Lançou Jornalismo em Retração, Poder em Expansão – A segunda morte da opinião pública.

 

 Rodrigo Müzell – Gerente de Produto de Jornalismo da TV, é responsável pelas equipes de produção e reportagem da emissora, além de liderar o Grupo de Investigação da RBS (GDI). Formado em Jornalismo pela UFRGS, tem Master em Jornalismo Digital pelo IICS e mestrado em Comunicação pela PUCRS, com foco no estudo da desinformação, além de ter sido fellow do programa AFPP no jornal The Philadelphia Inquirer. Antes da RBS TV, atuou em Zero Hora cobrindo economia, política, geral e a Copa do Mundo 2014. Coordena o projeto estratégico de Qualidade e Pluralidade de conteúdo do Grupo.

 

William Ling – Presidente do Conselho de Administração e membro do Comitê Executivo da Évora S.A., que atua nas indústrias de embalagens metálicas, tampas plásticas e florestal, com fábricas em 14 países. Dirige o Instituto Ling desde sua fundação. Bacharel em Administração de Empresas pela UFRGS, pós-graduado pela Arthur D. Little School of Management, Cambridge, EUA, e obteve Master of Science in Management na Stanford Graduate School of Business, Palo Alto, EUA. Sócio da Associação Hospitalar Moinhos de Vento, irmão da Santa Casa de Misericórdia, conselheiro do Masp e da Fundação Iberê Camargo, membro-fundador e conselheiro da Bienal do Mercosul.