Após o vendaval ocorrido na noite dessa segunda-feira (15), as equipes da Prefeitura de Canoas estão nas ruas analisando o tamanho do estrago causado pelos ventos de 120 km/h e ajudando a população com lonas e telhas, através da Defesa Civil.
A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SMDUH) realizou uma análise em sete dos 33 condomínios populares de Canoas, visando auxiliar as pessoas para a devida manutenção.
“Diversos desses condomínios possuem garantia de 10 anos, através das construtoras, e terão as devidas manutenções garantidas. Os que não possuem mais esta garantia contratual, estamos auxiliando como possível, junto à Defesa Civil da cidade”, afirma o secretário César Augusto Moraes, da SMDUH.
Conforme balanço da SMDUH, todas as moradias avaliadas tiveram algum dano detectado e necessitarão de reparos. “Foram poucos os casos em que não tiveram nenhum tipo de avaria. A situação foi complicada em todo o município”.
Segundo o secretário Moraes, as análises continuam nesta quarta-feira (17) e para seja realizado um relatório geral. Em caso de necessidade, a população pode entrar em contato com a SMDUH através do telefone (51) 3425-7630.
Balanço visual dos condomínios populares visitados até o momento:
Conjunto Morada Cidadã (Bairro Fátima)
Três blocos destelhados.
Residencial Planalto I (Bairro Olaria)
Um bloco destelhado
Residencial Santa Fé
Poucas telhas avariadas, mas o prédio possui garantia da construtora ALM.
Residencial MQ3 C
Telhas avariadas e caixa da água caída.
Condomínio Guajuviras 2
Caixa de água caída e abalo das cercas.
Residencial MQ3 A
Blocos 2, 4 e 6 tiveram destelhamento.